CIDADES

min de leitura - #

Jandaia faz força-tarefa para socorrer 1,3 mil famílias atingidas por temporal

DA REDAÇÃO

| Edição de 10 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Defesa Civil de Jandaia do Sul estima que pelo menos 1,3 mil famílias foram afetadas pelo temporal com granizo que atingiu a cidade na tarde de anteontem. O balanço ainda não foi fechado, mas esse é o número de pessoas cadastradas até a tarde de ontem para receber lonas e telhas. Uma força-tarefa foi implantada pela Prefeitura para atender as famílias atingidas e também consertar os estragos causados nos equipamentos públicos. Além das casas, escolas, unidades de saúde e outros órgãos foram atingidos.

Ontem, não teve expediente administrativo no Paço Municipal, nem aulas na rede municipal e os servidores foram deslocados para arrumar os espaços públicos, atender famílias e atuar no centro de apoio implantado na sede da Defesa Civil. O atendimento de saúde foi centralizado no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e a vacinação da covid também foi suspensa. 
O tenente-coronel Fábio Roberto de Azevedo, do 11ª Grupamentos de Bombeiros (GB) de Apucarana, informou que o trabalho de entrega de lonas e telha deve levar mais três dias. Até ontem à tarde, tinham sido distribuídos 15 mil metros de lona. “A tendência de trabalho é de três a quatro dias para o alcance total da comunidade atingida. Estamos inicialmente entregando lonas e vamos fazer também a entrega de telhas que estão chegando no município. Foram cadastradas 1,3 mil famílias, dessas, a grande maioria precisa de telhas “, destaca. 
A cabeleireira Ângela Maria Maximiano esteve ontem na sede da Defesa Civil em busca de ajuda. Com lágrimas nos olhos, contou que perdeu praticamente tudo. “Meu salão destruiu, a loja ao lado ficou destruída. Aconteceu na cidade toda, a força da natureza não tem como reclamar, mas foi um susto muito grande. Vim em busca de lona, preciso cobrir meu salão”, disse.
No Ginásio de Esportes, onde alguns moradores tiveram que pernoitar, a prefeitura está recolhendo doações de alimentos, colchões e lonas para as famílias necessitadas. O rodízio de abastecimento de água também foi suspenso para que os moradores possam fazer a limpeza de casas e estabelecimentos atingidos. As aulas e demais serviços municipais, incluindo a vacinação contra covid, devem ser retomadas na segunda-feira.