CIDADES

min de leitura - #

Levantamento da PM aponta queda de 29% no número de roubos em Apucarana

SILVIA VILARINHO

| Edição de 20 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de roubos em Apucarana caiu 29% entre janeiro e setembro de 2019, em comparativo com o mesmo período do ano passado. De acordo com o 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), 235 ocorrências neste ano, contra 333 nos primeiros nove meses de 2018.

De acordo com o capitão Vilson Laurentino da Silva, responsável pela Comunicação Social do 10º BPM de Apucarana, um dos motivos para a redução dos crimes, seria a ação mais proativa da PM. “Infelizmente não conseguimos coibir tudo. Mas com as nossas ações, conseguimos diminuir alguns crimes. Nossas equipes estão mais dinâmicas, mais proativas e isso reflete em bons resultados. Já conseguimos apreender 34 armas neste ano, armas que foram ou poderiam ser usadas em crimes”, ressalta o capitão.
Já os furtos aumentaram, mas em menor escala, de acordo com o levantamento da PM. Os números revelam que, até setembro de 2019, já tivemos 1.817 casos de furtos na cidade de Apucarana, contra 1.640 em 2018, o que equivale a um aumento de 11%. Em média são registrados sete furtos por dia na cidade.
O mês que mais aconteceram furtos foi em março, com 227 casos. Em agosto, foram registrados 185 crimes e, em setembro, o índice caiu para 158, ou 9%. “Sabemos que os furtos são um problema na nossa cidade, que eles continuam acontecendo, mas percebemos que tivemos uma diminuição em setembro, isso devido ao trabalho que foi intensificado. Nossas equipes estão realizando operações, abordam pessoas todos os dias. Estamos com viaturas nos bairros, nos distritos e no centro, e esse trabalho já surtiu efeito, diminuindo os furtos”, detalha o capitão.
HOMICÍDIOS
Ainda de acordo com os dados divulgados pela PM, os casos de homicídio aumentaram em 800% em 2019. Em todo ano passado, um crime contra a vida foi registrado. Atualmente já são nove. 
“Nós tivemos esse aumento, mas por que o ano passado foi realmente um ano atípico, tivemos um número muito baixo de assassinatos, nós trabalhamos pesado contra o crime. Mas esse ano, mesmo com o aumento estamos dentro da média. Estamos com os números menores em relação a outras cidades, “ ressalta o policial.  
Faltando pouco para o ano acabar, a PM já prepara estratégias para reforçar a segurança e tentar diminuir ainda mais os crimes. “Estamos nos reunindo com o setor de inteligência, com o setor de planejamento e estamos traçando estratégias para trazer ainda mais segurança para a comunidade. Nossa tropa toda está muito empenhada”, finaliza o capitão.