CIDADES

min de leitura - #

Lunardelli coloca equipes na rua para eliminar focos do Aedes

Ivan Maldonado

| Edição de 16 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Com o intuito de prevenir e orientar a população, a Prefeitura de Lunardelli iniciou ontem um mutirão contra a dengue. Até amanhã, equipes estão percorrendo estrategicamente diversos pontos do município. Até agora a cidade tem dois casos confirmados da doença. 
Trabalham no mutirão cerca de 30 pessoas, entre agentes de saúde, agentes de endemias e servidores do serviço de limpeza e outras pastas, inclusive, 10 voluntários da Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, moradores do Porto Ubá, em Lidianópolis. A Prefeitura disponibilizou três caminhões e duas caminhonetes, que estão trabalhando exclusivamente no mutirão. 
A dona de casa Maria Aparecida Tofili aprovou a ação. “Eu cuido do meu quintal, mas tem algumas pessoas que esquecem de cuidar. Se todo mundo fizesse isso, não teríamos esse problema”. 
A veterinária Fabiana Rurato Fernandes, responsável pela Vigilância Sanitária (VISA), explica que o arrastão acontece em toda a cidade e nos dois distritos: Guaretá e Primavera. “Boa parte quintais ainda estão com muito lixo que acumulada água, o pessoal não vinha cuidando muito não, até pneus a gente vem encontrando bastante”. 
Além de recolher os materiais, a equipe está orientando e notificando os proprietários onde existem problemas e situações que podem ser favoráveis a proliferação do mosquito da dengue, como terrenos baldios e quintais com mato alto, fossas abertas, dentre outros. “Existe uma lei municipal que autoriza o município a aplicar multas para esses casos. A gente está notificando, depois vamos retornar e se o problema não tiver sido resolvido, a multa será lançada”, assinala Fabiana. 
Segundo o prefeito Reinaldo Grola, Lunardelli, por enquanto, não corre risco de epidemia. “Queremos fazer um trabalho detalhado fechando o cerco contra a dengue. É hora de toda a população colaborar para que o mosquito não faça mais vítimas”.
Este é o terceiro mutirão no mês de janeiro que a Patrulha Ambiental colabora voluntariamente. Segundo Marildo de Oliveira, um dos voluntários, além de Lunardelli, os patrulheiros prestaram serviços nos mutirões de Rosário do Ivaí e Lidianópolis. “É uma maneira de estarmos conscientizando a população para o problema. Eu acredito que a prevenção é muito importante, e se todos os municípios tivessem essa atitude, a população não sofreria lá na frente esse problema da dengue”, comenta.