CIDADES

min de leitura - #

Ministro da Justiça avalia projetos de segurança pública do Paraná

Da redação

| Edição de 14 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Osmar Serraglio, esteve reunido em Curitiba, na tarde de ontem, com o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, e os representantes da cúpula da segurança do Estado.
Desde que assumiu o ministério em 23 de fevereiro, é a primeira vez que Serraglio esteve na Sesp e teve a oportunidade de conhecer com detalhes o convênio da União com o Governo do Paraná e Caixa Econômica Federal (CEF), que prevê a construção e ampliação de 14 penitenciárias no Paraná. O investimento é de R$ 135 milhões, sendo R$ 34 milhões de contrapartida do Estado. Mesquita adiantou que nos próximos dias será retomada a obra da Cadeia de Campo Mourão, cuja capacidade será para 382 detentos.
“Com esta visita estamos tendo a oportunidade de mostrar alguns projetos que temos em parceria com o Ministério da Justiça, projetos esses que já se iniciaram e estão dando resultado. Basicamente, a liberação do Fundo Penitenciário garantiu viaturas e armamentos entregues pelo governador Beto Richa no início desta semana. Estamos renovando ainda o parque tecnológico do Depen e a aplicação em uma nova unidade penal”, adiantou Mesquita.
O secretário destaca que a parceria está garantindo a execução de 14 obras que vão garantir sete mil novas vagas no sistema prisional e acabar de vez com a presença de presos nas delegacias. “Estamos em fase final de revisão na Caixa e a unidade de Campo Mourão está reiniciando o seu trabalho. Todas as obras deverão ser concluídas em 24 meses”, completou o secretário Wagner Mesquita.
“É um privilégio testemunhar pessoalmente o que significa o estado do Paraná neste setor tão relevante como a segurança pública e estamos em um estado que serve de modelo para o país”, afirmou o ministro.