CIDADES

min de leitura - #

Novo Itacolomi vacina toda a população contra gripe A

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Embora o programa de imunização do governo federal estabeleça a vacinação contra a gripe influenza A (H1N1) em pessoas com até 5 anos de idade e acima de 60 anos, em Novo Itacolomi a vacinação vem atingindo pessoas de todas as idades e de qualquer grupo de risco. Isto em função de um plano especial adotado pela administração municipal, que investiu por conta própria na compra do restante de doses não disponibilizadas pelo governo para atender a toda a população do município, hoje estimada em 2.840 habitantes.

Para atingir a todas as pessoas que estariam fora do grupo prioritário, a Prefeitura adquiriu direto do laboratório, por meio de licitação, em torno de 1.800 doses de vacinas, num valor aproximado de R$ 100 mil. A vacinação está sendo feita por grupos de faixa etária no Centro Municipal de Saúde.
Moacir Andreola assinala que, desde o seu primeiro mandato de prefeito, em 2005, implantou este programa municipal de imunização contra a gripe A, tendo alcançado resultados positivos. Segundo ele, o número de pessoas contaminadas por qualquer tipo de gripe foi diminuindo ao ponto de no ano seguinte a vacinação não ter sido registrado nenhum caso de pessoa com gripe no município. Do mesmo modo, foi zerado o número de alunos que faltavam às aulas na rede municipal por conta de gripe ou outros problemas respiratórios. “Nós entendemos que prevenir é o melhor remédio, por isso estamos investindo na vacinação de toda a população contra a gripe H1N1, sem levar em conta a idade”, justifica.
O prefeito acrescenta que, em função desta situação, a Prefeitura tem diminuído os gastos com a compra de medicamentos, internações e outros procedimentos médicos.

COVID-19
Com relação à Covid-19, o prefeito Moacir Andreola informa que a administração municipal tem seguido todas as normas do decreto estadual quanto a medidas restritivas e de orientação à população para com esta pandemia que atinge todo o País e o mundo. “Bem antes do decreto estadual a gente já havia tomado algumas medidas no sentido de prevenir a população contra o coronavírus”, explica o prefeito.
Desde início da pandemia, o município registrou 202 casos confirmados, cinco mortes e 197 curados.