CIDADES

min de leitura - #

Painel debate ensino técnico e estágios em Apucarana

Raul César dos Reis

| Edição de 17 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Forum Desenvolve Apucarana e o Núcleo Regional de Educação (NRE), vão realizar o 1º Painel/Debate. Com tema ensino e formação técnica para o trabalho, o evento acontece amanhã, às 19h30, no Auditório Gralha Azul no campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 
Segundo o presidente da Acia, Jayme Leonel, o objetivo é divulgar os cursos técnicos que são ofertados em colégios estaduais do município. “O evento tem foco principal educação como fator de desenvolvimento e vai tratar dos problemas atuais como desafios, perspectivas e tendências da educação formal e da educação técnica no país e a sua aplicação em Apucarana. Esse é o mote principal”, destaca o presidente da Acia.
A rede estadual oferta, em sete colégios, oito cursos técnicos profissionalizantes. Durante o painel, serão debatidos temas que abordam o mercado de trabalho e o processo de estágio, bem como a inserção do estagiário nas empresas locais.
Vão atuar no debate, os professores João Ricardo Tonin, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), Cândida de Carvalho Junqueira, chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed), Enéas José Pereira Filho, gerente do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o empresário Fábio dos Reis Costa, diretor do Grupo FL Soft Tecnologia.
Com duração de três horas, o evento é aberto para universitários, empresários, alunos dos cursos técnicos, professores e profissionais da educação. O evento de tem o apoio da Unespar, CIEE, Seed, Codem Maringá e FL Soft Tecnologia.

CURSOS
Os cursos técnicos ofertados em Apucarana são em administração, agropecuária, edificações, eventos, química, meio-ambiente, segurança do trabalho e formação de docentes e funcionam nos colégios Izidoro Luiz Cerávolo, Manoel Ribas, Padre José de Anchieta, Osmar Guaracy Freire, Alberto Santos Dumont, Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado e Nilo Cairo. As aulas são realizadas diariamente no período noturno, com o curso tendo a duração de um ano e meio. 
A entrada será um quilo de alimento não perecível.(RAUL CÉSAR DOS REIS)