CIDADES

min de leitura - #

Paraná entra em estado de alerta por risco de epidemia de dengue

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 05 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná atingiu nesta semana a incidência acumulada de 104,73 casos por 100 mil habitantes o que significa, segundo o Ministério da Saúde, estado de alerta de epidemia de dengue para todo o Estado. Na região já foram confirmados 335 casos da doença.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná entra em estado de alerta  por risco de epidemia de dengue

É considerado estado de alerta a partir de 100 casos para 100 mil habitantes. O boletim epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), o Estado também confirma mais uma morte por dengue: foi em Cafelândia, que registrou o óbito de uma mulher de 49 anos. Agora são 17 mortes confirmadas por dengue no Paraná. 
A secretaria de Estado segue com várias frentes de combate contra dengue, promovendo ações preventivas por meio do Setor de Doenças Transmitidas por Vetores, como a capacitação de profissionais para o diagnóstico e manejo clínico da doença.
No mês de maio, os técnicos da Sesa realizaram capacitação em Irati, Loanda, Paranavaí e Paranaguá. Ontem e hoje, a capacitação acontece nos municípios de Ivaiporã, Reserva e Tibagi. “Para a população, nossa orientação é para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti que se formam em locais e recipientes que acumulam lixo e água parada. Precisamos acabar com os focos que, na maioria das vezes, estão nos quintais e terrenos baldios. Só assim vamos reduzir o registro de casos e óbitos por dengue”, explica a médica veterinária Ivana Belmonte, da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde.
O boletim semanal registra 12.055 casos confirmados de dengue no Paraná. Na semana anterior foram 9.976 casos. Do total de municípios do Estado, 60 estão em situação de epidemia e 44 estão em estado de alerta.
Sete cidades registraram casos autóctones (adquiridos na cidade de residência) pela primeira vez no período: Boa Vista da Aparecida, Formosa do Oeste, Indianópolis, Ângulo, Nossa Senhora das Graças, Santa Inês e Jardim Alegre.
Na região, a área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana concentra maior número de casos: 218. O município sede, Apucarana, tem o maior número de casos (96), seguido de São Pedro do Ivaí (69), que está em situação de epidemia, e Califórnia.
Na área da 22ª RS de Ivaiporã são 117 casos. Arapuã - que está em epidemia - registra 55 casos, seguido de Ivaiporá (41) e Jardim Alegre (6).