CIDADES

min de leitura - #

Paraná vai vacinar adolescentes a partir da próxima semana

DA REDAÇÃO

| Edição de 10 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná espera receber a partir da próxima quarta-feira (15) vacinas contra a Covid-19 direcionadas para o início da imunização de adolescentes de 12 a 17 anos, e dose reforço para idosos e imunossuprimidos. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em coletiva de imprensa ontem quando anunciou que o Paraná já atingiu mais de 90% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose. Na região, a estimativa é imunizar mais de 30 mil adolescentes.

“A vacinação dos adolescentes e a dose reforço em pessoas mais vulneráveis ao vírus irá aumentar o escudo imunológico contra a doença em todo o Estado, salvando centenas de vidas”, disse o secretário.
Segundo Beto Preto, o Estado deve iniciar as novas estratégias assim que chegarem as doses destinadas para este fim. “As doses específicas para adolescentes e reforço devem ser enviadas nas pautas de distribuição realizadas a partir da semana que vem. Não há como fixar uma data para este início porque dependemos do envio do Ministério da Saúde, mas descentralizaremos para os municípios assim que chegarem e faremos chegar até o braço dos paranaenses”, afirmou.
Por orientação do governo federal, o público menor de 18 anos será imunizado exclusivamente com a vacina Comirnaty, da fabricante Pfizer, obedecendo a seguinte ordem de prioridade: deficiências permanentes, comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e, por fim, adolescentes sem comorbidades.
Nos municípios da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana são 30.307 jovens, segundo estimativa do Ministério da Saúde. Os municípios com  maior número de jovens são Apucarana 10.804 e Arapongas: 10.138.
As doses adicionais para reforço do esquema vacinal em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos também são esperadas a partir do dia 15. A vacina a ser utilizada como dose adicional deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca).
Ainda ontem, o Paraná recebeu mais 158.900 vacinas, sendo 100.400 CoronaVac/Butantan e 58.500 doses da Pfizer. Destes imunizantes, 108.700 são destinados à primeira dose (D1) e 50.200 para segunda aplicação (D2).