CIDADES

min de leitura - #

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ergue nova igreja de 2 mil m²

CINDY SANTOS

| Edição de 09 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na metade, a obra de construção da Igreja da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Trabalhista, em Apucarana tem chamado atenção pela dimensão do projeto. Os trabalhos começaram em 2016 e até o momento foram investidos R$ 900 mil. O custo total deve ultrapassar R$ 2 milhões, com recursos arrecadados por meio de doações dos paroquianos. 

Imagem ilustrativa da imagem Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ergue nova igreja de 2 mil m²


São mais de 2 mil metros quadrados de área construída, na Rua Wenceslau Braz, esquina com a Rua Epitácio Pessoa. O espaço - localizado ao lado onde está a atual igreja - compreende área para celebração com capacidade para acomodar 600 pessoas sentadas, secretaria, salas para catequese e reuniões, estacionamento para 30 veículos no subsolo, quatro banheiros, sendo dois com acessibilidade para deficientes físicos e um fraldário. 
A igreja também terá espaço para sacristia, capela para o santíssimo, capela para a padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e um sino no topo do prédio. “Essa obra vem de encontro com os anseios da comunidade pois temos 23 anos de paróquia e não temos uma Igreja Matriz”, ressalta o pároco Nelson Muchenski.
Embora avançada, a obra não tem data para ser concluída. De acordo ele, a obra está quase entrando na fase de acabamento. Ele pretende colocar vitrais nas janelas e realizar pinturas sacras nas paredes do templo religioso. “É uma obra simples ao ser comparada com outras igrejas mas para nós é uma grande obra”, destaca o padre. 
Como a construção avança conforme as doações da comunidade, ainda não há previsão de conclusão. O dinheiro é arrecadado por meio do dízimo, carnê da construção e também através da quermesse realizada todos os anos na paróquia. “Conforme recebemos, vamos construindo. Tudo é pago à vista”, afirma. 
Muchenski, que assumiu a paróquia em 2013, desenvolveu o projeto em conjunto com um engenheiro civil diante da necessidade e do desejo da comunidade em ter um novo espaço, mais amplo e mais confortável. “A igreja atual comporta 230 pessoas. Em dias de novena chega a juntar cerca de 600 pessoas”, comenta.
Conforme o padre, após a inauguração da nova igreja, o antigo espaço - instalado em 1996 - será transformado em um centro pastoral para encontros e eventos da paróquia.