CIDADES

min de leitura - #

PM lança Operação Sinergia em todos os municípios do Paraná

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Polícia Militar do Paraná, em conjunto com as demais forças de segurança pública lançou ontem a Operação Sinergia. Na 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), o lançamento da operação foi as 15 horas. Integram a Operação Sinergia a Polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Guarda Municipal dos municípios.

Segundo o comandante da 6ª CIPM, major Élio Boing, o objetivo do Governo do Estado é direcionar a energia de todas as forças de Segurança Pública em todos os municípios do Paraná. A ação policial acontece também hoje e segue na próxima semana em todos os 14 municípios pertencentes à 6ª CIPM.
“É o policiamento ostensivo, abordagem a pessoas e veículos suspeitos. Nós estamos colocando um grande efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil nas ruas para atender a população. Nosso objetivo principal é a prevenção. É o policiamento executado com a finalidade de inibir que as pessoas venham a cometer delitos”. 
Major Boing convoca a população a colaborar com a Operação Sinergia. “A pessoa pode colaborar ligando para o 190. Se verificar alguma coisa suspeita, alguma situação que necessite intervenção tanto da PM como da Polícia Civil que se sinta à vontade de nos informar. Nós precisamos que a população nos informe onde está ocorrendo o delito e que nos diga o que espera da polícia”. 
O lançamento da operação na região de Ivaiporã foi na 6ª Companhia Independente da Polícia Militar e contou com a presença do delegado Aldair da Silva Oliveira, da 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã. 
A Polícia Civil de Ivaiporã participa da operação nos cinco municípios da comarca. “Nós estamos disponibilizando uma equipe de apoio a 6ª CIPM na parte ostensiva onde vai ser o impacto maior de presença. Eventualmente temos também uma equipe de escrivães de sobreaviso para os casos de procedimentos de flagrante”.

APUCARANA
Em Apucarana, o lançamento aconteceu também às 15 horas, na Praça Rui Barbosa, em frente à Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A operação tem como principal finalidade aplicar o efetivo em ações operacionais em todos os municípios do Estado do Paraná, por meio de patrulhamento, bloqueios de trânsito, bloqueios táticos, saturação de área e abordagens policiais.
A operação, a nível estadual, conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais, Receita Federal e Estadual, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos.