CIDADES

min de leitura - #

Polícia Militar adota viatura que “aposenta” o camburão no Paraná

Renan Vallim

| Edição de 01 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Entregues pelo Governo do Estado na última terça-feira (27), as novas viaturas da Polícia Militar (PM) do Paraná têm uma novidade: os modelos Toyota Etios estão sendo chamados de viaturas “humanizadas”. Essa nova nomenclatura foi dada por conta da forma como as pessoas detidas serão transportadas dentro dos carros. Elas passarão a ser conduzidas no banco de trás como passageiros comuns e não mais nos camburões, como são chamados os compartimentos fechados na traseira dos modelos atuais da PM. Ontem, o governador Beto Richa (PSDB) oficializou, em Londrina, a entrega de 96 novas viaturas para municípios do Norte do estado.

A mudança, no entanto, vale apenas para os modelos Toyota Etios. As demais viaturas, como Renault Duster, Renault Oroch e Fiat Palio Adventure, mantêm os camburões, assim como as caminhonetes Volkswagen Amarok, destinadas aos policiais da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM). 

Imagem ilustrativa da imagem Polícia Militar adota viatura que “aposenta” o camburão no Paraná
Nas viaturas Toyota Etios, presos serão conduzidos no banco de trás (Foto: Sérgio Rodrigo)


Para que os policiais se mantenham seguros, o espaço onde os presos serão acomodados nessas viaturas da Toyota recebeu modificações importantes. Os vidros laterais e traseiros têm grades e há uma divisão em metal entre os bancos dianteiros e o banco traseiro. Esta divisão conta com uma janela de acrílico resistente, sem a possibilidade de abertura.


“Essa nova configuração dos veículos veio para contribuir com o trabalho da polícia. A maioria das conduções de presos é feita de forma tranquila. Se o indivíduo está tranquilo, o uso do camburão não se faz necessário. O camburão, inclusive, pode constranger algumas pessoas desnecessariamente. Por exemplo, pessoas que não pagaram pensão, na grande maioria das vezes, não são pessoas perigosas”, explica a tenente Kelly de França, responsável pela Comunicação Social do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana.

Segundo ela, as viaturas humanizadas auxiliam a condução de menores de idade. “Por lei, o menor de idade não pode ser transportado dentro do camburão. Ele deve ser levado até a delegacia no banco traseiro da viatura. Com as viaturas humanizadas, isso poderá ser feito com mais segurança”, diz.

ENTREGA
Por enquanto, o 10º BPM recebeu três viaturas humanizadas. Uma delas ficará em Apucarana. As outras duas serão enviadas para Rio Bom e Novo Itacolomi. No total, 457 viaturas já foram entregues em todo o estado. Elas fazem parte de um pacote de 1,1 mil veículos comprados pelo governo para as polícias Civil e Militar. As outras 643 viaturas serão entregues nos próximos meses, “conforme o cronograma das montadoras”, informou a assessoria da Sesp.

Ontem, o governador Beto Richa oficializou a entrega para os municípios do Norte do estado, em cerimônia realizada em Londrina. Para a região londrinense, foram destinados 76 veículos neste primeiro pacote. Já a região de Cornélio Procópio recebeu 20.