CIDADES

min de leitura - #

Polícia Militar intensifica operações e aborda 450 pessoas em 30 dias

SÍLVIA VILARINHO APUCARANA

| Edição de 17 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem mora em Apucarana já percebeu que a Polícia Militar (PM) está cada vez mais presente no centro, nos bairros, nas praças e nos distritos da cidade. A PM vem realizando diversas operações e, em um mês, abordou aproximadamente 450 pessoas. 

Segundo o capitão Vilson Laurentino da Silva, desde 16 de setembro, as abordagens foram intensificadas e a polícia todos os dias realiza operações e abordam pessoas que estão nas praças, bares ou tabacarias da cidade. Em média, 15 pessoas são abordadas por dia. 
“São operações diárias determinadas pelo comando, para diminuir crimes de furtos e roubos. Dividimos a operação em três fases: região central, bairros e distritos. A ideia é que em todos os lugares aconteçam operações, como blitzes e arrastões, com a presença maior das viaturas da PM”, detalha o capitão. 
Em um mês, entre 16 de setembro até ontem, pelo menos 10 adolescentes que estavam em tabacarias durante a madrugada foram também abordados pela PM. Mais de 10 homens foram detidos com drogas para o consumo pessoal e cerca de 200 veículos foram vistoriados.
Outro objetivo das operações é garantir um final de ano mais seguro em Apucarana. “Em alguns bairros pontuais, onde acontecem mais crimes, a PM está mais presente. Queremos diminuir a criminalidade e chegar no final do ano com menos delitos. Queremos trazer a sensação de segurança para a nossa comunidade”, ressalta o policial. 

ANDARILHOS
De acordo com o capitão, as abordagens em andarilhos também foram intensificadas. “Os moradores de rua são constantemente abordados. Checamos todos os dados, aqueles que estão com algo de ilícito ou mandado de prisão são presos. Nossa determinação é abordar pessoas que estão pela madrugada. E isso surtiu efeito: percebemos que diminuiu a baderna e o uso de entorpecentes nas praças da cidade”, comenta. 
Conforme o capitão, as operações vão continuar acontecendo, cada vez com mais frequência. “Ainda não fechamos o balanço, mas desde quando começamos as operações, abordando cada vez mais pessoas, percebemos que já aconteceu uma diminuição nos casos de furto. Estamos levantando todos os números e em breve iremos divulgá-los. O que podemos afirmar é que as ações vão continuar acontecendo. Nossas equipes vão continuar atentas e combatendo o crime, para que nossa cidade seja cada vez mais segura”, finaliza.