CIDADES

min de leitura - #

Prefeitos definem amanhã inauguração do Samu Regional

Ivan Maldonado

| Edição de 19 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos da área de abrangência da 22ª Regional de Saúde (RS) se reúnem amanhã com técnicos do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) para decidir os últimos detalhes e a data da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O encontro será às 10 horas, na sala de reuniões da Prefeitura de Ivaiporã. 

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitos definem amanhã inauguração do Samu Regional


A implantação do Samu Regional se arrasta por mais de sete anos e foi anunciada diversas vezes. Em 2014, as prefeituras até ensaiaram a implantação do serviço, mas com o início da crise financeira do país, os prefeitos à época alegaram não ter recursos para manter o serviço funcionando. No ano passado, após inclusão dos municípios ao Ciuenp, a instalação do atendimento começou a ser colocada em prática.
De acordo com diretora regional da 22ª RS, Eliane Rother as três bases de Manoel Ribas, São João do Ivaí e Ivaiporã já foram concluídas e os funcionários para trabalhar nas bases já estão sendo contratados. “Praticamente só falta definir a data da implantação do serviço. Inclusive, para a inauguração teremos a presença do secretário Michele Caputo Neto e do médico Vinicius Filipak (coordenador da Rede Paraná Urgência)”, relata Eliane.
O prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB) destaca que o Samu representa uma mudança no serviço de pronto atendimento na região. “Trará para a região mais agilidade e excelência no resgate e serviços de urgência, pois possibilitará uma rápida remoção para os hospitais, inclusive com resgate aéreo em casos mais graves”, comenta Miguel Amaral.
O prefeito lembra ainda, que o Samu não é só ambulância. “Tem ainda uma central de atendimento telefônico para que as pessoas sejam instruídas como agir com o paciente até a chegada da ambulância. “Muitas vezes, por demora no pré-atendimento, pacientes correm risco. A partir da implantação do serviço, vamos poder correr contra o tempo e oferecer saúde de qualidade para a nossa população”, destaca.
O Samu Regional será composto por uma Central de Regulação em Umuarama com mais as três bases descentralizadas nos municípios de Ivaiporã, São João do Ivaí e Manoel Ribas.
(IVAN MALDONADO)