CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Arapongas lança livro com receitas típicas

Da redação

| Edição de 14 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


As 20 receitas que receberam as melhores notas durante o concurso gastronômico “Sabores de Arapongas”, escolhidas em concurso no ano passado, estão no livro com o mesmo nome, lançado na noite de anteontem. O evento foi realizado na Biblioteca Municipal Machado de Assis, contando com a presença de grande número de convidados. 
“Este é um momento histórico, porque registra o talento de pessoas de Arapongas na arte de cozinhar e com produtos da nossa terra”, afirmou o prefeito Sérgio Onofre (PSD).
Ele destacou que o livro é resultado de um esforço pessoal de Niele Cristina Lima de Melo, secretária municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “Ela buscou o apoio dos patrocinadores e coordenou todo o processo de produção da obra. Secretário é isso mesmo: tem que fazer bastante com pouco. Fazer com muito é fácil”, afirmou o prefeito, ao parabenizar Niele e demais envolvidos no projeto.
Durante o evento, foi destacado que mesmo com a culinária variada por conta das diferentes tradições de seus colonizadores – japoneses, portugueses, italianos, paulistas e mineiros, Arapongas não desenvolveu um prato típico local. Pensando nisso, o Município, por meio da Secretaria Alimentar e Nutricional, buscou meios para encontrar uma receita que, além de saborosa, valorizasse e utilizasse os produtos da cultura local. Assim foi lançado o concurso gastronômico Sabores de Arapongas, com o objetivo de criar um prato típico que seguisse as características culturais e produtos da agricultura local, entre eles o ovo, o abacate e o frango.
“Pensar um livro inteiro foi um grande desafio. O ano eleitoral impediu o apoio governamental, mas fomos buscar o apoio da iniciativa privada, onde encontramos verdadeiros parceiros”, afirmou Niele Melo. Os autores das receitas foram apresentados ao público. 
Todos foram convidados para, na sequência, visitar exposição sobre as mulheres empreendedoras de Arapongas, montada também no hall da Biblioteca Pública. Cláudia Enoue, da Câmara da Mulher Empreendedora, destacou o papel das pioneiras para o espírito empreendedor das mulheres de hoje.