CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura inicia treinamento de agentes de trânsito que vão fiscalizar zona azul

Da redação

| Edição de 20 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Instituto de Desenvolvimento, Planejamento e Pesquisa de Apucarana (Iddeplan) deu início ontem a cursos preparatórios dos novos agentes de trânsito que vão fiscalizar a Zona Azul. Foram convocados oito candidatos aprovados em concurso público, mas dois deles não se apresentaram.
O superintendente do Idepplan, Carlos Mendes, explica que o curso online realizado ontem no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tem por objetivo transmitir instruções para a atuação dos agentes nas ruas. “Eles devem ter pleno conhecimento das leis de trânsito e também do teor da Lei Municipal 008/2017, que rege o sistema de estacionamento rotativo de Apucarana, para poder atuar na orientação e fiscalização”, explica Mendes.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura inicia treinamento de agentes  de trânsito que vão fiscalizar zona azul


Segundo o superintendente, os agentes de trânsito devem estar nas ruas do anel central da cidade, a partir dos primeiros dias do mês de abril. “Eles estarão uniformizados e, a princípio, irão atuar como facilitadores no funcionamento do rotativo”, assinalou.
Atualmente, conforme revela Mendes, existem quarenta e dois estabelecimentos que estão identificados com placas adesivas, que vendem os cartões de estacionamento. “Só no entorno da Praça Rui Barbosa são sete locais de venda dos cartões”, frisa ele.
O Idepplan também já está programando uma visita dos agentes de trânsito a Curitiba, aonde irão conhece r a parte administrativa e também o trabalho dos servidores nas ruas da capital. “O sistema de Curitiba é similar ao de Apucarana, e esse contato in loco é interessante para que os nossos agentes conheçam na prática como funciona no dia a dia e quais situações que podem surgir, bem como as soluções”, avalia Mendes.
Atendendo uma determinação do prefeito Beto Preto, a partir do momento em que os agentes estiverem na ativa, nas vias centrais de Apucarana, eles terão prioridade na fiscalização de vagas de deficientes e de idosos. “Estas vagas devem ser utilizadas pelos cidadãos que têm autorização oficial e isso deve ser respeitado”, frisa ele.
O concurso público foi realizado em junho de 2017. Na época, foram ofertadas quatro vagas para o cargo, que recebeu 525 inscrições. No entanto, a prefeitura dobrou esse número com o intuito de prestar um serviço de maior qualidade. 
Os guardas de trânsito atuarão na fiscalização das 1.827 vagas do Estacionamento Rotativo, que foi municipalizado no começo de 2016 pela prefeitura.