CIDADES

min de leitura - #

Quatro pessoas morrem vítimas de covid em Arapongas e Faxinal

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais quatro óbitos de pacientes diagnosticados com coronavírus foram confirmados na região. Os pacientes são moradores de Faxinal e Arapongas. Quarenta e nove casos também foram confirmados ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e boletins municipais.

Em Faxinal, uma das vítimas é o servidor municipal Arnaldo Machado de Oliveira, 61 anos. Ele estava internado na Santa Casa em Londrina e faleceu na madrugada desta terça-feira. Oliveira atuava no setor de identificação. Uma moradora de 65 anos, que estava internada no Hospital Universitário de Londrina e morreu no domingo, também testou positivo. Segundo informações da Secretaria de Saúde,  ambos os pacientes tinham outras comorbidades, mas estavam bem, em plena atividade e tiveram seus quadros agravados por conta das complicações da Covid-19. Agora, Faxinal soma 6 óbitos por covid.
Em Arapongas, os óbitos confirmados envolvem duas pacientes femininas de 72 e 43 anos que morreram ontem. A paciente mais idosa, com quadro de comorbidades, estava internada desde o dia 9. A paciente de 43 anos, também com quadro de comorbidade, estava internada desde o dia 12. 
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas também informou o registro de 26 novos casos e 85 curados. Agora o município chega a 4.135 casos, dos quais 3.523 já estão curados (85,2%), 513 ainda estão com a doença.
Arapongas registrou uma queda de 8,7% no número de casos de coronavírus nos últimos trinta dias. Os números  constam no quarto boletim epidemiológico feito em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os dados semanais são do dia 13 a 19 de setembro e também apontam para uma redução de 11,2% no número de casos, no comparativo com os últimos sete dias.
O número de óbitos também vem reduzindo no município. Foram 19% a menos nos últimos 30 dias. Contudo, no comparativo semanal, houve crescimento. Foram cinco mortes na última semana, contra 2 no período anterior.
Em Apucarana, após dois dias consecutivos sem registros de novos casos, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana confirmou no boletim de ontem um novo caso da doença. Na região, nove municípios registraram casos novos ontem. (ADRIANA SAVICKI)