CIDADES

min de leitura - #

Reforma do Corpo de Bombeiros entra em fase de conclusão

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As obras de reforma e ampliação da sede principal do Corpo de Bombeir os de Apucarana devem ser concluídas nas próximas semanas. 

A prefeitura está custeando as obras de reforma (217m²) e de ampliação (190m²), orçadas em R$ 660 mil. O secretário de obras, engenheiro Herivelto Moreno justifica que, com a elevação à condição de grupamento, que equivale a um batalhão regional, o quartel central de Apucarana necessitava de uma estrutura física maior, para atender suas demandas.
O 11º Grupamento de Bombeiros passará a dispor de um segundo pavimento. No local estão em fase final de construção mais oito salas administrativas, uma sala de vídeo-conferência, uma sala para o comando, dormitório, área de estar e sanitários. Também será instalado um elevador.
Atualmente, o Grupamento dos Bombeiros de Apucarana atende 22 municípios da região norte, incluindo Arapongas e Mandaguari, que mantém suas unidades; e Jandaia do Sul e Faxinal, que têm bombeiros comunitários. O grupamento conta hoje com 60 bombeiros, mas existe previsão para que a unidade receba novos integrantes.
O prefeito Junior da Femac lembra que a taxa do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) foi extinta por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas que a instituição continua tendo apoio financeiro do município.
Segundo ele, os recursos provenientes do extinto Funrebom eram destinado à compra e manutenção de veículos e equipamentos, além de reparos e obras necessárias nas instalações do Corpo de Bombeiros. “Agora a prefeitura passou a manter uma dotação orçamentária para atender as demandas do nosso Corpo de Bombeiros”, revela Junior.