CIDADES

min de leitura - #

Residencial Solo Sagrado ganha escola

DA REDAÇÃO

| Edição de 30 de dezembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Residencial Solo Sagrado, na região Norte de Apucarana, vai receber uma escola municipal de padrão federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A conquista foi concretizada nesta última semana em Brasília com articulação política do deputado Federal Sérgio Souza e confirmada ontem pelo prefeito Júnior da Femac.

O projeto será nos moldes da Escola Municipal Prefeito José Domingos Scarpelini, em fase final de construção do Residencial Interlagos e também viabilizada pelo deputado, que conta com 12 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, refeitório e capacidade para atender até 420 crianças na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 
O investimento via FNDE, será na ordem de R$ 4,6 milhões. “Durante muitos anos Apucarana caminhou na contramão do desenvolvimento. A partir do ano de 2013, a cidade passou a viver um momento diferente, devido sobretudo a parcerias fortes que mantivemos com os governos Estadual e Federal e relevante empenho de parlamentares como o Sérgio Souza, um deputado que neste período viabilizou muitos recursos para Apucarana em áreas como Educação, Esporte e Lazer, Saúde e infraestrutura urbana”, pontou o prefeito Júnior da Femac. 
O projeto da escola foi enviado ao FNDE pela Autarquia Municipal de Educação (AME) no ano passado. “É sempre uma satisfação poder viabilizar emendas para Apucarana. Vencidos os trâmites burocráticos, agora temos o sinal verde do Governo Federal para licitação da obra. Para tanto, parte do recurso de R$4,6 milhões já foi empenhado pelo FNDE”, garantiu Souza. 
O Residencial Solo Sagrado, localizado na zona norte de Apucarana, é um empreendimento de 500 moradias, destinado a famílias de baixa renda, do extinto Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. 
Dotado de toda infraestrutura básica, o residencial já conta com unidade básica de saúde (UBS) em funcionamento. “Temos ainda projeto de um CMEI em análise junto ao FNDE e que também vem sendo acompanhado pelo deputado Federal Sérgio Souza. É um bairro novo, onde grande parte dos moradores possui crianças em idade escolar e por isso a administração municipal tem trabalho arduamente para viabilizar a educação municipal mais próxima. A confirmação de recursos para construção da escola é uma conquista que todos estamos comemorando”, disse professora Marli Fernandes, diretora-presidente da AME. Segundo ela, atualmente os alunos da rede municipal que moram no Residencial Solo Sagrado são transportados pelo município para CMEIs e escolas nas proximidades do bairro. “A conquista da escola do Solo Sagrado, padrão FNDE, ilustra na prática o compromisso do prefeito Júnior da Femac e do deputado com o desenvolvimento da cidade e o porquê Apucarana tem o melhor IDEB do Paraná”, concluiu a diretora-presidente da AME.