CIDADES

min de leitura - #

Seminário alerta sobre golpes contra pessoas idosas

Da redação

| Edição de 21 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Uma pessoa que oferece ajuda no caixa eletrônico; a outra que pede auxílio para resgatar suposto prêmio; outra telefona pedindo resgate para um parente sequestrado. Todas essas situações de conflito são golpes potenciais, aplicados principalmente contra pessoas idosas. 
A Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social promove nesta terça-feira (24) uma webconferência sobre o assunto. 
As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (23), em link no www.cursos.escoladegestao.pr.gov.br. Desde 2016, a legislação prevê punições mais severas para quem aplicar golpes em idosos. A pena, agora, vai de dois a dez anos de prisão quando a prática do estelionato for direcionada a pessoas com mais de 60 anos.
A coordenadora da Política da Pessoa Idosa, da Secretaria da Família, Fabiana Longhi Franz, diz que a confiança no outro faz com que o idoso fique vulnerável a golpes. “Por causa da fragilidade e da boa-fé, as pessoas idosas acabam se tornando um dos principais alvos dos criminosos”.
 Faz parte da estratégia dos golpistas exagerar na simplicidade ou na simpatia, na tentativa de oferecer ou pedir ajuda, alerta a coordenadora.
 O Disque Idoso Paraná, no telefone 0800 41 0001, oferece orientações sobre os direitos da pessoa idosa. Já o Disque 181 recebe denúncias contra violações desses direitos. A ligação é sigilosa e pode ser feita a qualquer hora do dia.