CIDADES

min de leitura - #

‘Sino da Esperança’ é inaugurado na oncologia do Hospital da Providência

CINDY SANTOS APUCARANA

| Edição de 26 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ‘Sino da Esperança’ foi inaugurado anteontem no Centro de Oncologia do Hospital da Providência, em Apucarana. O instrumento tornou-se um símbolo de vitória e superação e será tocado todas as vezes que um paciente terminar uma etapa do tratamento contra o câncer. 

A iniciativa partiu da paciente Silvanir Pavão, 51 anos, que doou o sino e foi a primeira a tocá-lo. Ela conta que se inspirou após assistir uma reportagem na TV e teve a ideia de presentear o setor de oncologia do hospital. 
“Fiquei emocionada. Conversei com a direção do hospital para colocar um sino na unidade de tratamento e eles autorizaram. O meu objetivo é que o sino leve esperança para todos os pacientes e que eles se sintam motivados a vencer a doença”, destaca. 
Silvanir, que trabalha como auxiliar de dentista, começou a perceber os primeiros sintomas da doença em fevereiro de 2018. O diagnóstico de câncer de mama invasivo foi confirmado em outubro do mesmo ano. Segundo ela, foram 14 sessões de quimioterapia concluídas e ela agora prepara-se para mais 25 sessões de radioterapia. 
O ‘Sino da Esperança’ também foi tocado pela dona de casa, Alcina Pereira da Cunha, 57 anos. Ela luta contra um câncer na mama desde agosto do ano passado e já passou por 8 sessões de quimioterapia e 25 de radioterapia. “Espero que essa atitude traga mais fé e esperança às pessoas que estão em tratamento contra o câncer. Foi uma iniciativa linda e serei eternamente grata por isso”, assinala.
Embora a inauguração do instrumento ainda seja recente, o som do sino já virou símbolo de alegria e esperança para quem enfrenta a doença, afirma o paciente José Henrique Assis Filho, 59 anos. “Fui diagnosticado com câncer no reto em estado avançado em maio de 2018, desde então estou em tratamento”, conta.
Atualmente Assis Filho faz radioterapia no Hospital do Câncer em Londrina e está ansioso para concluir o tratamento. “Acredito que na primeira semana de junho, se Deus quiser, vou tocar o Sino da Esperança”, confia. 
A psicóloga do Centro de Oncologia, Renata Rivelini, destaca que o toque do sino tem sido cada vez mais usado no Brasil e no mundo para comemorar o fim de cada etapa do tratamento. “Os pacientes passam por vários ciclos durante o tratamento do câncer, como a radioterapia, quimioterapia ou cirurgia. E cada etapa será comemorada com o toque do ‘Sino da Esperança’”, enfatiza.
De acordo com a diretora geral do Hospital da Providência, irmã Giovana Aparecida Ramos, a ação visa humanizar o atendimento, fortalecendo o paciente emocionalmente e fisicamente. “O sino simboliza a vitória do paciente. Além de ter a certeza de ter vencido uma etapa do tratamento, ele terá certeza que superou as angústias e o sofrimento e que algo bom virá”, destaca. 
ATENDIMENTOS
O Centro de Oncologia é especializado em diagnóstico e tratamento de câncer e atende todo o Vale do Ivaí. Segundo a direção, ano passado foram atendidos 8,8 mil pacientes, entre consultas, cirurgias e quimioterapias. O centro oferece atendimentos nas áreas de oncologia clínica, cirurgia oncológica, oncologia ginecológica, oncologia urológica e vídeo-cirurgia. A estrutura também disponibiliza consultório de apoio para atendimento multidisciplinar pela enfermagem, nutrição e psicologia.