CIDADES

min de leitura - #

​Takeda é eleito vice-presidente do Consórcio Paraná Saúde

Da Redação

| Edição de 06 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho (PV), foi eleito ontem, por aclamação, vice-presidente do Consórcio Paraná Saúde, em assembléia geral realizada em Curitiba.  Havia apenas uma vaga a ser preenchida após a renúncia do então presidente, Alexandre Basso (prefeito de São Sebastião da Amoreira), e a posse de Luiz Cláudio Costa (prefeito de Balsa Nova), que à época estava na vice-presidência do consórcio.


Os prefeitos João Coloniezi (Ibiporã) e Claudimiro Quadri (Capitão Leônidas Marques) colocaram seus nomes na disputa pela vaga aberta no Conselho deliberativo do consórcio. Contudo, após articulação entre os grupos, os dois acabaram abrindo mão de suas candidaturas em prol de um consenso, em torno do nome do prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda, que é graduado em Farmácia e já preside o Consórcio Intermunicipal de saúde do Vale do Ivaí e região (Cisvir), sediado em Apucarana.    

Imagem ilustrativa da imagem ​Takeda é eleito vice-presidente do Consórcio Paraná Saúde


Antes de ser aclamado como novo vice-presidente, Aquiles Takeda, já havia sido indicado para ocupar uma das seis vagas no conselho deliberativo, destinadas a prefeitos. As outras seis vagas são de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O prefeito de Marilândia permanecerá como vice-presidente e integrante do conselho deliberativo até março de 2019, mês em que ocorrerá eleição geral da nova diretoria do Conselho Paraná Saúde.

Aquiles Takeda foi apresentado como candidato, durante a assembleia, pelo prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto. Ele também teve o apoio dos demais prefeitos da microrregião. Dez deles estiveram presentes na assembleia, incluindo Beto Preto e o próprio Takeda, além de Emerson Toledo (Cambira), José Gonçalves (Godoy Moreira), Augusto Cicatto (Ariranha do Ivaí), Hermes Wicthoff (Mauá da Serra), Benedito Púpio (Jandaia do Sul), Gerôncio Carneiro (Rio Branco do Ivaí), Ademar Rejani (Marumbi) e Ilton Kuroda (Rosário do Ivaí).

Para Beto Preto a participação de Aquiles Takeda neste importante consórcio, integrado por cerca de 350 municípios paranaenses, valoriza o vale do Ivaí. “Vale ressaltar que os municípios economizam até 40% na compra de medicamentos e insumos para a área de saúde, por meio das compras conjuntas via consórcio”, assinalou Beto Preto, destacando que Takeda é farmacêutico por formação e especialista em gestão de saúde pública.