CIDADES

min de leitura - #

Técnicos do IAT monitoram despejos irregulares no Jaboti

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Técnicos do Instituto Água e Terra do Paraná (IAT) coletaram ontem amostras de água em três pontos do Lago Jaboti. O monitoramento periódico atende determinação do Ministério Público Estadual, por iniciativa da promotora Fernanda Lacerda Trevisan Silvério, em processo instaurado ainda em 2018.

O trabalho de coleta de amostras foi acompanhado pelo secretário do meio ambiente, Gentil Pereira, e pelo gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi. O principal problema no lago - formado por três cursos de água - detectado há alguns anos, são lançamentos clandestinos de esgoto em galerias pluviais, que acabam caindo no Jaboti.
Em análises preliminares dos técnicos do IAT – que devem ser oficialmente confirmadas em laudos de laboratório – foram avaliados em dois pontos de coleta, amostras de água de ótima e outra com nível de boa qualidade. Já num terceiro ponto a avaliação foi de água de qualidade ruim.
O secretário Gentil Pereira pondera que os servidores da Secretaria do Meio Ambiente vêm vistoriando de forma permanente todas as regiões no entorno do lago. “Estamos reduzindo de maneira significativa o descarte de lixo, como sacolas plásticas, copos, garrafas, latas e outros materiais”, revela Pereira, que destaca que as ligações clandestinas de esgoto sanitário são um problema muito antigo na região.