CIDADES

min de leitura - #

Volta às aulas será escalonada e em modelo híbrido no PR

DA REDAÇÃO

| Edição de 31 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A volta às aulas presenciais será feita de forma escalonada e em modelo híbrido com revezamento de alunos no Paraná. O protocolo foi definido ontem em reunião online pelo Comitê de Volta às Aulas mas precisa ser aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Para isso, os estudantes serão divididos em grupos, que farão revezamento, permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas (on-line).
Além das medidas de segurança sanitária , o protocolo ainda estabelece a participação dos pais em uma consulta sobre o modelo. 
Entre as principais medidas sanitárias previstas pelo protocolo estão a compra de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)  como máscaras de tecido, luvas, macacões, botas, entre outros.
Além dos insumos, o protocolo também prevê um distanciamento de 1,5  em todos os espaços, incluindo na sala de aula. 
Já os horários de entrada e saída, e intervalo/recreio devem ser redefinidos e intercalados, de modo a evitar a aglomeração. 
O ensino híbrido será adotado. As aulas remotas permanecem diariamente e as aulas presenciais ocorrerão de forma escalonada.
 Quando a data for definida pela Secretaria da Saúde o protocolo prevê um retorno gradual, por faixa etária, na seguinte ordem. Os primeiros a retornar serão os alunos do 3º ano do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental.
“A Unesco está preocupada com a volta às aulas. E esse comitê representativo trata justamente disso, desta preocupação global. O Governo do Estado tem também a preocupação com o alongamento da crise”, destacou o chefe da Casa Civil, Guto Silva, ao destacar a importância do documento.