COLUNAS

min de leitura - #

Acordos rescindidos

Editoria de Política

| Edição de 15 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Procuradoria Geral da República (PGR) informou ontem que os acordos de delação premiada de Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F, e de Ricardo Saud, um dos executivos do grupo, foram rescindidos. A informação consta de um comunicado divulgado ontem, no qual a PGR informa ter denunciado o presidente Michel Temer, Joesley, Saud e integrantes do PMDB ao Supremo Tribunal Federal. Segundo a PGR, mesmo com a rescisão, as provas entregues pelos dois delatores permanecem válidas. Na semana passada, o procurador-geral, Rodrigo Janot, já havia anunciado a revisão dos acordos dos delatores por suspeitas de que os dois executivos haviam omitido informações.Em razão disso, o STF suspendeu os benefícios concedidos a Joesley e a Saud. Janot entendeu que os dois delatores mentiram sobre fatos de que tinham conhecimento, se recusaram a prestar informações e que ficou provado que, após a assinatura do acordo, eles sonegaram, adulteraram, destruíram ou suprimiram provas.

Na Feicafé O prefeito Beto Preto (PSD), vice Júnior da Femac (PDT) e a secretária de Cultura, Maria Agar, devem prestigiar na noite de hoje, às 20 horas, a abertura da 13ª Feira do Café, no distrito de Pirapó. O tradicional evento da Associação dos Cafeicultores de Apucarana deve atrair grande público até domingo, com seus diversos atrativos. 

Interbairros O projeto de interligação de bairros em Apucarana teve mais um trecho entregue ontem pelo prefeito Beto Preto. Trata-se da ligação entre o Jardim Pôr do Sol e a Vila Apucaraninha, junto à antiga creche do Ceprhusb, que foi municipalizada na atual gestão. “O trecho é de 30 metros, mas será de grande importância para a região”, diz Beto Preto.

Diploma ao NRE A Câmara de Apucarana marcou para o dia 21 deste mês, às 14h30, no Cine Teatro Fênix, a sessão solene de entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias ao Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, pelos 70 anos da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Presença Segundo o presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), na entrega da honraria ao NRE está confirmada a presença da secretária estadual da Educação, Ana Seres Trento Comim, além da chefe do núcleo, Maria Olide Balan Sardinha, prefeito Beto Preto e outras autoridades.

Matãozinho No dia 29 deste mês haverá mais uma homenagem da Câmara de Apucarana. Será a entrega do título de Cidadão Honorário do município ao comunicador Plínio Paulino Bassi, popular Matãozinho. Sessão solene será às 19h30 no salão de eventos do Colégio Nossa Senhora da Glória (Glorinha)
De volta O vereador eleito de Faxinal, Paulinho Portela (PSD), que desde início do ano vinha ocupando cargo administrativo na Prefeitura, a convite do prefeito Ylson Cantagallo (PMDB), o Galo, vai voltar à condição de vereador na próxima semana. Com sua volta, deixa o cargo o suplente Jairzinho Siqueira (PMN).

Contribuição Paulinho Portela afirma que, nesses quase nove meses na Prefeitura de Faxinal, deu sua contribuição ao prefeito Galo para que a administração municipal pudesse se organizar. “De volta à Câmara quero defender meus projetos que são de interesse da comunidade”, diz.

Encontro de contas O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e o líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE), irão pedir ao presidente Temer para sancionar sem vetos o Projeto de Lei de Conversão, que dispõe sobre o parcelamento da dívida previdenciária das prefeituras, no qual está incluso o Encontro de Contas. Para prefeitos, encontro de contas é imprescindível.

Ditadura I Uma comitiva de deputados federais evangélicos fez uma “inspeção” no Museu Nacional Honestino Guimarães, em Brasília, para saber se havia conteúdo impróprio para crianças na exposição “Não matarás”, mostra coletiva que faz uma releitura da ditadura militar. Mas eles não encontraram nada para censurar.

Ditadura II O grupo, liderado pelo coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, Takayama (PSC-PR), e pelo Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), decidiu visitar o museu depois de receber pelo WhatsApp “denúncia” de uma mãe que alegou ter ficado incomodada ao levar o filho menor de idade ao espaço cultural e se deparar com imagens de corpos nus. 

Vapt Vupt

Em alguns municípios da região já começam divergências políticas entre prefeito e vereadores.  
Geralmente, no primeiro ano de mandato, costumam acontecer atritos entre prefeito e vice.      
Há prefeituras em que os problemas estão relacionados à folha salarial dos servidores.
Prefeitos precisam cortar benefícios para manter a folha no limite, mas enfrentam resistência.