COLUNAS

min de leitura - #

Bancada quer Moro

Editoria de Política

| Edição de 23 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A bancada paranaense de deputados federais está articulando o apoio à indicação do juiz federal Sérgio Moro como candidato à vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo com os impeditivos legais, o coordenador da bancada, deputado Toninho Wandscheer (PROS-PR), afirma que fará a coleta de assinatura entre os 30 deputados da bancada em apoio a Moro. “Como colocamos o (Edson) Fachin no STF, então seria um orgulho ter o Sérgio Moro lá”, prega. Wandscheer diz ainda que Moro não só é habilitado para a vaga, como pode influenciar decisões por seu conhecimento sobre as investigações da Operação Lava Jato, ainda que não possa julgar todo o processo como ministro. “O Brasil não vai viver só de Lava Jato”, declara.

Na Sanepar O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), participou ontem pela manhã, na unidade regional da Sanepar, de um ato comemorativo aos 54 anos de criação da empresa, organizado pelo gerente regional Luiz Carlos Jacovassi. A Sanepar vai investir R$ 12,2 milhões na ampliação do sistema de água de Apucarana.

Levantamento O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Shiguemi Kuroda (PSC), está finalizando levantamento feito por sua equipe nas contas da Prefeitura e no patrimônio público deixado pelo seu antecessor. Kuroda promete novidade nos próximos dias para a população que, segundo ele, terá a oportunidade de saber a realidade do Município.

Alerta de gastos O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu alerta à Prefeitura de Novo Itacolomi sobre excesso de gastos com a folha de pagamento ocorrido em 2016. As despesas atingiram 54,75%, acima do limite de 54%. O Tribunal está pedindo ao atual prefeito Moacir Andreola (PSD) para adequar a folha à lei vigente.

Exonerações De acordo com o TCE-PR, o Município que ultrapassa o limite de gastos com a folha salarial deve como primeira medida exonerar servidores comissionados, acabar com horas extras e evitar novos reajustes e contratações. Não conseguindo atingir o objetivo, o Município fica sujeito a uma série de vedações da Lei Fiscal. 

Leilão em Jandaia A Prefeitura de Jandaia do Sul promove amanhã leilão de bens inservíveis. Será a partir das 8h30, no prédio do Paço Municipal. Segundo o prefeito Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, o leilão visa desafogar o pátio rodoviário de bens que não não têm mais serventia e juntar recursos para renovação da frota.
Posse A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) prepara a posse da nova Mesa Executiva, marcada para o próximo dia 1º de fevereiro, a partir das 14h30, no Plenário da Casa. O ato terá um pronunciamento do presidente, deputado Ademar Traiano (PSDB), e a leitura do termo de posse.

Mesa Executiva A nova Mesa Executiva, eleita em 17 de outubro do ano passado, é encabeçada por Traiano, que foi reeleito, tendo como 1º vice-presidente o deputado Guto Silva (PSD), como 2º vice-presidente o deputado André Bueno (PSDB), e 3º vice-presidente o deputado Gilberto Ribeiro (PRB).

Zé Dirceu I Condenado em julgamentos do mensalão e da Operação Lava Jato, o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu (PT) defende a erradicação das cadeias brasileiras e o fim do “justiçamento”, da “perseguição” e da “punição física e mental” no sistema penal do País. O ex-ministro Zé Dirceu está preso em Curitiba desde 2015.

Zé Dirceu II O ex-ministro Zé Dirceu escreveu uma carta ao escritor Fernando Morais, que edita o site Nocaute, em que critica as ações do governo Michel Temer no enfrentamento à crise do sistema penitenciário. “É hora de mudar radicalmente, erradicar as cadeias, reconstruí-las sob novas bases e cumprir a lei de progressão”, diz ele. 

Vote Bem A campanha Vote Bem, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em parceria com mais de 100 entidades, foi indicada para concorrer ao Prêmio Melhores Práticas Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) na categoria comunicação. O Prêmio foi instituído com o objetivo de identificar, estimular, premiar ações que visem a lisura nos processos eleitorais. 

Vapt Vupt

Diversos vereadores eleitos também participaram da reunião da Amuvi, ontem, em Apucarana.              
A reunião da Amuvi teve como objetivo mostrar aos prefeitos meios para buscar verbas em Brasília.            
Muitos prefeitos da região ainda não concluíram relatório sobre as finanças do seu município.      
Alguns prefeitos tencionam decretar moratória para postergar pagamento de dívidas.