COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Prefeito destaca os 53 anos da Amuvi

Da Redação

| Edição de 13 de julho de 2022 | Atualizado em 13 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeito destaca os 53 anos da Amuvi

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeito destaca os 53 anos da Amuvi

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (foto), do PSD), fez ontem uma saudação pelos 53 anos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que congrega 26 municípios da região. “O Vale do Ivaí é o coração do Paraná. É onde encontramos o Paraná que produz alimentos, o Paraná das várias culturas. Aqui no Vale do Ivaí encontramos a cultura rural paranaense, com suas histórias, seus sabores e nossas músicas”, comentou Junior. Segundo ele, a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí é a guardiã desta belíssima região, que se destaca no agronegócio, turismo, comércio e indústria. “Para Apucarana é um orgulho participar desta associação que há 53 anos une as nossas cidades. Vamos continuar juntos trilhando os caminhos do Ivaí e melhorando a vida da nossa gente”, saudou o prefeito. Amuvi foi fundada em 12 de julho de 1969.

Ratinho Jr. no Vale do Ivaí 
O governador Ratinho Junior (PSD) deverá participar, ainda neste mês, de reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em data e local a serem definidos. O convite foi feito pelo presidente da Amuvi, prefeito Luiz Carlos Gil (PSD), de Ivaiporã, para que os prefeitos possam entregar e discutir com o governador a “Carta de Compromissos” aprovada na reunião realizada em Apucarana no último dia 8. Segundo Carlos Gil, a participação de Ratinho Junior na reunião da Amuvi está sendo tratada pelo secretário chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e pelo chefe de gabinete do governador, Darlan Scalco.
Vereador como secretário 
O prefeito de Califórnia, Paulo Wilson Mendes (União Brasil), o Paulinho Moisés, nomeou o vereador e presidente da Câmara, Artur de Oliveira Neto (PSD), como secretário municipal de Esportes. Com isso, desde sexta-feira passada (dia 8) Artur se afastou da presidência da Casa e também de sua cadeira no Legislativo. Na vaga de vereador assumiu nesta terça-feira o suplente Claudemir Nunes Barbosa (PSD). Já a presidência da Câmara está sendo exercida provisoriamente pelo vice Ronaldo Onesino Martins (DC). Ronaldo Martins tinha um prazo de quinze dias para convocar eleição suplementar para a presidência do Legislativo, no entanto, ele já marcou a eleição para o próximo dia 18, às 19 horas, no plenário da Câmara.
Alvaro ignora Moro
O senador Alvaro Dias (Podemos) se recusou nesta quarta-feira a comentar o lançamento da pré-candidatura do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) ao Senado pelo Paraná. Alvaro foi quem levou Moro a se filiar ao Podemos em novembro, mas o ex-juiz trocou a legenda pelo União Brasil em março. Depois de ter a transferência do seu domicílio eleitoral para São Paulo negada pela Justiça, Moro voltou ao Paraná e se lançou candidato ao cargo do ex-padrinho. “Eu respeito igualmente todos os meus concorrentes. São vários. E por isso, eu não falo a respeito de nenhum deles”, alegou Alvaro, em entrevista à rádio CBN, ao ser perguntado sobre a pré-candidatura do ex-juiz.
Eleitores de primeiro título
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em todo o Estado 118.659 jovens de 15 anos (que completam 16 até 2 de outubro), 16 e 17 anos se alistaram para votar nas eleições deste ano. Houve um crescimento de 223,10% nas inscrições, em comparação com outubro de 2020, quando 36.725 pessoas nessa faixa etária puderam comparecer às urnas para votar. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 310 mil jovens entre 16 e 17 anos no Paraná, ou seja, cerca de 36,41% das pessoas com essa idade tiraram o primeiro título. São pessoas para quem o voto é facultativo, ou seja, não são obrigadas a comparecer às urnas.