COLUNAS

min de leitura - #

Começou o tiroteio

Editoria de Política

| Edição de 21 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Apesar de ainda restarem oito meses para o pleito municipal de outubro e mais de quatro meses para as convenções partidárias em junho, em Apucarana já tem possível pré-candidato a vice-prefeito levando saraivada de fake news. É o caso do atual presidente da Funeas, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, Marcello Machado (PSD). Ex-secretário de Fazenda da Prefeitura na gestão Beto Preto, Marcello figura entre os muitos nomes que poderiam ser vice na chapa de Júnior da Femac (PDT). Ele próprio nega essa intenção, mas, por via das dúvidas, os adversários já começam a torpedeá-lo nas redes sociais. 

Majoritária Com as novas regras eleitorais, a coligação partidária para a eleição majoritária, no caso de prefeito, por exemplo, o tempo de rádio e TV só vai somar os 6 maiores partidos coligados entre si, não importa que o candidato tenha outros partidos em sua coligação. O tempo dos demais serão descartados.

Prováveis partidos Em Apucarana, o prefeito Júnior da Femac e seus correligionários trabalham com a possibilidade de ter pelo menos seis grandes partidos em sua coligação majoritária: PSD, DEM, PP, PSDB, MDB e, possivelmente, o PSL, além do PL. As conversas neste sentido estariam bem avançadas.

Grupo de vereadores A ideia entre os partidários de Júnior da Femac e do ex-prefeito Beto Preto é que os atuais vereadores da base sejam distribuídos nestes partidos da coligação majoritária para que possam usufruir de um bom tempo de rádio e tv em suas campanhas. A base do prefeito conta com 9 dos 11 vereadores atuais.

Se faltar mulher I Vale lembrar que o percentual de candidatos mulher é de 30 por cento na chapa de vereador. Em Apucarana, por exemplo, cada partido poderá lançar até 17 candidatos, sendo pelo menos 5 mulheres. Se não completar o número de mulheres, cai proporcionalmente o número de candidatos homens.

Se faltar mulher II Como diria o Arnaldo Cesar Coelho, a regra é clara: 30 por cento dos candidatos do partido têm que ser obrigatoriamente mulheres. Se a chapa não conseguir preencher a cota feminina, os candidatos homens não poderão passar dos 70% da totalidade da chapa. 

Sobrinho famoso I O vereador Poim (PSB), representante do distrito de Pirapó e amigo pessoal da família Ratinho, não esconde a felicidade de ter também um parente que começa a ficar famoso na TV: trata-se de seu sobrinho Nilson Klava, da Globo, repórter que sempre acompanha as viagens internacionais de Bolsonaro.

Sobrinho famoso II Vale lembrar que Nilson Klava, baseado em Brasília e que também faz cobertura política na Globo News, passou sua infância e adolescência em Apucarana, mais precisamente no distrito de Pirapó, onde seus pais moravam até pouco tempo. Klava é uma das revelações do jornalismo da Globo.

Sarampo e dengue O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, decidiu entrar pessoalmente na campanha de vacinação contra o sarampo e de combate ao mosquito da dengue. No caso do sarampo, ele pede para as pessoas convocadas pela saúde pública atenderem a esta convocação. Quanto ao combate ao mosquito da dengue, ele salienta que esta é uma responsabilidade de todo cidadão que começa na sua própria casa.

Esforços Ao liberar licitações para três obras de asfalto em Apucarana, que vão absorver recursos de R$2,1 milhões do Governo Federal, o prefeito Júnior da Femac relembrou os esforços da gestão Beto Preto em levar a benfeitoria para 100% da cidade. “Em 2013 assumimos Apucarana com 97 quilômetros de ruas sem asfalto. Hoje faltam apenas 6 quilômetros e vamos terminar tudo”, garantiu, frisando que assim que concluir a área urbana, o planejamento mira as ruas das vilas rurais do município.

Parceria Durante a extensa agenda de trabalho desta quinta-feira, o prefeito Júnior da Femac se reuniu com o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS). Na pauta, a conservação dos 13 quilômetros da Estrada do Bejuim, que faz divisa entre os dois municípios. As intervenções de melhoria serão promovidas em parceria pelas duas prefeituras, beneficiando o escoamento da produção agrícola de todos os produtores da região. 

Vapt Vupt

Os possíveis candidatos a prefeito estão se desenhando em todos os municípios do Vale do Ivaí.   
Em algumas cidades, o número de pré-candidatos a prefeito é desproporcional ao de eleitores.     
Vale observar que nem todos que se dizem candidatos a prefeito chegam a disputar as eleições.         
Ao analisar os gastos previstos e as possibilidades de eleição, muitos acabam desistindo.