COLUNAS

min de leitura - #

Congresso vazio

Editoria de Política

| Edição de 13 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A divulgação da relação de políticos e autoridades que serão investigadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato provocou reações de parlamentares e afetou o funcionamento do Congresso Nacional ontem. Os inquéritos abertos pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, incluem 24 senadores e 42 deputados, entre os quais os presidentes do Senado, Eunicío Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). As atividades previstas para ontem nas comissões foram esvaziadas ou canceladas devido à falta de quórum. Não foi realizada, por exemplo, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que tinha na pauta a apreciação do relatório do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) sobre a PEC que trata da extinção do foro privilegiado para julgamento de autoridades que cometeram crimes comuns.

LDO O prefeito Beto Preto (PSD) e o secretário da Fazenda, Marcello Augusto Machado, comandam hoje audiência pública visando a apresentação e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Apucarana para o exercício de 2018. O evento acontece no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 16 horas. 

Transparência O secretário Marcello Machado diz que espera contar com a presença de todos os segmentos organizados da sociedade civil apucaranense na audiência de hoje à tarde. “Um dos pilares de sustentação da Lei de Responsabilidade Fiscal é a transparência da gestão fiscal mediante a participação popular”, assinala Machado.

Visita I O deputado estadual Missionário Ricardo Arruda (DEM), esteve ontem na Prefeitura de Apucarana em visita ao prefeito Beto Preto. “Eu vim em Apucarana para participar de uma convenção da igreja Assembleia de Deus da qual faço parte, e aproveitei para fazer um trabalho político na região e vim para conversar com o prefeito”, disse.

Visita II Beto Preto pediu ao deputado apoio para aprovação na Assembleia Legislativa de um projeto do deputado Pedro Lupion (DEM), que nomeia de “Prefeito Jorge Amim Maia” o viaduto na BR – 376, na saída para Curitiba, e que intervenha junto ao governo estadual para que a Praça do 28, que pertence ao Estado, seja doada para o município.

Recursos Vários prefeitos do Vale do Ivaí foram contemplados com recursos do governo do Estado para aquisição de máquinas, equipamentos públicos e melhorias em estradas rurais. O dinheiro é financiado pela Fomento Paraná através do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM).
Atendidos Do Vale do Ivaí estão sendo contemplados com recursos do Estado Bom Sucesso, Cambira, Ivaiporã, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Rio Bom, Rosário do Ivaí e São João do Ivaí, além de Sabáudia. Os recursos variam de R$ 200 mil a R$ 1,5 milhão e quem decide sua destinação é o povo.

Novo titular O administrador de empresas Claudeney Carvalho Martins assumiu o comando do Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã, após passar por um período de transição dentro do departamento. A então diretora Janaína Barbosa passou a ser responsável pela área técnica.

Eficiência Claudeney Martins já trabalhou em várias multinacionais. Segundo Martins, o Departamento de Saúde de Ivaiporã exige alguns desafios, mas o foco é melhorar os processos administrativos, reduzir custos e prestar um bom serviço aos pacientes com apoio de toda a equipe.

Em Sabáudia O deputado federal Alex Canziani (PTB) estará em Sabáudia hoje, às 14 horas, para saber como está funcionando no município o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Cindast), que viabiliza às prefeituras serviços de asfalto a custo baixo. 

Economia Prefeitos do Vale do Ivaí que estão com seus municípios em situação precária esperam fazer alguma economia com o feriadão da Páscoa neste final de semana. De acordo com alguns deles, uma folga como esta sempre ajuda a economizar água, energia elétrica, telefone e outros gastos.

Vapt Vupt

Municípios do Vale do Ivaí encaminharam muitos projetos ao governo federal para liberação de recursos.      
A maioria dos projetos enviados pelos municípios para Brasília depende de emendas parlamentares.    
 Prefeitos, no entanto, temem perder os recursos de emendas por causa do corte de gastos da União.    
Deputados estaduais participaram de sessão ontem pela manhã e iniciaram o feriadão da Páscoa.