COLUNAS

min de leitura - #

Congresso vazio

Editoria de Política

| Edição de 18 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
Na véspera do início das “férias” parlamentares, apenas 16 dos 513 deputados foram à Câmara nesta segunda-feira. A baixa presença impediu a realização da sessão plenária. Nela, seria feita a leitura do parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), por corrupção passiva. A leitura é o primeiro passo para que plenário comece a discutir se autoriza ou não o prosseguimento da denúncia. Era preciso que a sessão tivesse pelo menos 51 parlamentares presentes. No Senado, nenhum dos 81 senadores apareceu. Era necessário que houvesse ao menos três presentes para abrir a sessão. O Congresso entra em recesso de duas semanas a partir desta terça-feira. A votação da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) pelos deputados contra Temer está marcada para o dia 2 de agosto.

Reunião na AMP O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), vai participar nesta quinta-feira, em Curitiba, de reunião na Associação dos Municípios do Paraná (AMP), da qual é vice-presidente. Da pauta do encontro na AMP constam vários assuntos de interesse dos municípios paranaenses.

Tarifa Zero O prefeito Beto Preto vai sugerir que a AMP entre na luta para que as concessionárias de rodovias de todo o Estado deem descontos nas tarifas de pedágio para pacientes, estudantes e demais trabalhadores que se deslocam diariamente de uma cidade para outra, cruzando praça de pedágio.

Precedente Para o prefeito Beto Preto, se a Viapar está abrindo precedente para Arapongas e Mandaguari, é justo que Apucarana também seja beneficiada com a medida. E se isso acontece com a Viapar, que as demais concessionárias também adotem a mesma medida em todos os cantos do Estado.

Licitação O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), anuncia hoje a abertura de processo licitatório para execução das obras de reforma do prédio do Legislativo. Ele justifica que o prédio já não oferece condições de abrigar vereadores e servidores.

Ex-prefeito I Aos 71 anos, morreu ontem o ex-prefeito de Califórnia, Luiz Bueno, gestão 1997/2000. Ele estava passeando na casa de um dos filhos, em Campinas, quando passou mal, foi levado às pressas para um hospital, porém não resistiu. Seu corpo deve chegar hoje de manhã a Califórnia.
Ex-prefeito II Antes de ser prefeito, Luiz Bueno foi vereador em Califórnia na Legislatura de 1983 a 1988. Bueno era servidor aposentado da Prefeitura, tendo trabalhado como tratorista e motorista de ônibus e outros veículos. O ex-prefeito deixa a esposa Aparecida Bueno e cinco filhos e muitos amigos.

Mais casas O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreola (PSD), esteve ontem em Curitiba, tratando de vários assuntos de interesse do município junto ao governo do Estado. Entre os assuntos, ele pediu agilidade no processo de construção de 42 casas populares pelo programa Família Paranaense.

Aprovação Pesquisa realizada no final de junho pelo Instituto Arbeit, de Londrina, aponta que 87,5% da população aprova a administração do prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB). Apenas 7,14% dos entrevistados disseram que não aprovam o trabalho e 5,36% não souberam ou não opinaram. 

De luto A mãe do ex-ministro José Dirceu morreu domingo à noite em Passa Quatro, cidade do sul de Minas Gerais. Aos 97 anos, dona Olga, que nunca tinha sofrido uma doença grave, começou a ter problemas respiratórios, agravados pela idade. Ela foi internada há cerca de dez dias na Santa Casa de Misericórdia da cidade.

Sete filhos O ex-ministro José Dirceu, que está em liberdade mas não pode sair de Brasília sem permissão da Justiça, obteve autorização do juiz Sergio Moro e viajou na semana passada para visitar a mãe em Passa Quatro. Ele fez o percurso de carro. Casada com Castorino, dona Olga teve sete filhos, um morto recentemente.

Vapt Vupt

Termina quinta-feira prazo para inscrições de chapas para eleição da nova diretoria da APP-Sindicato.      
Até ontem, duas chapas estavam inscritas para eleição da diretoria estadual da APP-Sindicato.        
O atual presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, já tem como concorrente o Professor Paixão.        
No Vale do Ivaí, professores também se mobilizam para eleição dos núcleos regionais da APP-Sindicato.