COLUNAS

min de leitura - #

Congresso vazio

Editoria de Política

| Edição de 07 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o plenário vazio, a Câmara dos Deputados encerrou a sessão de ontem novamente sem votar projetos. A pauta da sessão previa a análise de 14 propostas confirmando a adesão do Brasil a acordos internacionais. O Congresso Nacional retomou os trabalhos na última segunda-feira, após 45 dias de recesso parlamentar de final e início de ano. Na terça, primeiro dia destinado à análise de projetos, não houve quórum na Câmara e, com isso, a sessão foi encerrada sem que os deputados votassem duas medidas provisórias previstas na pauta. Como não houve quórum novamente nesta quarta, a sessão da Câmara foi destinada a debates, em que parlamentares podem subir à tribuna para fazer discursos. A expectativa é que as sessões destinadas a votações na Câmara sejam retomadas somente depois do feriado de Carnaval.

Atraso A Câmara de Apucarana volta a se reunir em sessão extraordinária hoje à tarde, com início previsto para as 15h40 e não às 15 horas, como estabelecido anteriormente. É que a sessão de ontem teve um atraso de 40 minutos. A mesa executiva decidiu esperar pela chegada do vereador Luciano Molina (Rede) para dar início aos trabalhos ontem.

Proveitosa O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, considerou bastante proveitosa a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), realizada anteontem em sua cidade, com a participação da direção e outros representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus de Jandaia do Sul.

Importância Destacando o empenho do presidente da Amuvi, prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, para realização da reunião em Jandaia, Ditão Púpio assinala que o encontro dos prefeitos ou secretários com a UFPR foi de suma importância para esclarecer as parcerias que as prefeituras podem fazer com a instituição de ensino.

Parcerias De acordo com o prefeito Ditão Púpio, são várias as parcerias que as prefeituras do Vale do Ivaí, especialmente as de pequenos municípios, podem fazer com a UFPR Campus de Janadia do Sul. Ele cita as áreas de elaboração do plano diretor, de licitações, de meio ambiente e de capacitação técnica.

Mais casas O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), foi recebido anteontem, em Curitiba, pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Ele estava acompanhado pelo secretário da Justiça, Artagão Júnior. Kuroda pediu a inclusão de Rosário do Ivaí no programa Família Paranaense, para construção de 28 casas.
TRE na mídia Sob coordenação do jornalista Marcio Jardim a partir desta semana, o departamento de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promete reforçar a produção de conteúdo nas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Nas redes sociais serão duas publicações por dia sobre serviços e as eleições de 2018.

Via digital Um dos focos do TRE-PR também será a divulgação do “e-Título”, aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. A ferramenta permitirá ao eleitor o acesso às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como acesso à via digital desse documento, informações sobre sua situação eleitoral e o seu local de votação.

Recibos I O juiz Sérgio Moro decidiu ontem que os recibos de pagamento de aluguéis do apartamento vizinho ao do ex-presidente Lula, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, não são materialmente falsos. O imóvel é investigado em uma das ações da Operação Lava Jato, em Curitiba, que tem o petista como réu. Esta decisão não tem ligação com o processo do tríplex do Guarujá no qual Lula foi condenado. 

Recibos II Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Glaucos Costamarques comprou o imóvel com dinheiro da Odebrecht. Para a acusação, o imóvel seria repassado a Lula como propina em troca de contratos com a Petrobras. Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – outras sete pessoas também são rés neste processo. Advogados de Lula negam a acusação.

Temer em SP O presidente Michel Temer viaja a São Paulo nesta quinta-feira para compromissos privados, antes de seguir para Restinga de Marambaia (RJ), uma área da Marinha, onde passará o carnaval. Temer costuma se reunir na capital paulista com os principais conselheiros e amigos, como o advogado Antônio Claudio Mariz e o ex-ministro Delfim Netto.

Vapt Vupt

Em meio ao carnaval, muitos brasileiros acabam se esquecendo dos problemas diversos do País.  
Em algumas capitais, no entanto, blocos de foliões prometem protestar contra as reformas do governo.
Em Curitiba estão sendo organizados protestos contra a reforma da Previdência e o governo Temer.
Também haverá blocos com mensagens de apoio à operação Lava Jato e contra os corruptos.