COLUNAS

min de leitura - #

Homenagem aos mestres

Editoria de Política

| Edição de 11 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Dia do Professor será comemorado hoje em Apucarana, para os servidores da Autarquia Municipal de Educação (AME). O prefeito Junior da Femac (PDT) irá receber os professores municipais no Clube de Campo Água Azul. “Trata-se de um momento importante de valorização e reconhecimento do belíssimo trabalho realizado pelos nossos professores”, anuncia Junior da Femac. Ele revela que a prova da dedicação destes profissionais é o resultado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que acaba de ser divulgado. “Basta dizer que os alunos das escolas municipais de Apucarana ficaram com pouco mais de 40% de todas as medalhas conquistadas pelo Paraná”, enfatiza o prefeito. 

Hospital privado Causou espanto a informação, divulgada por blogs políticos do Estado, de que o ex-secretário de Saúde do Paraná e atual deputado estadual, Michele Caputo Neto (PSDB), integra grupo que pretende construir um hospital privado em Foz do Iguaçu. O grupo é vinculado ao Honpar, de Arapongas. De acordo com colunistas, durante os sete anos dos dois governos de Beto Richa (PSDB), ele incrementou os repasses diretamente ao hospital, que foi ampliado algumas vezes no período. O deputado nega participação neste grupo.

Surpresa Por isso, em conversas informais que ocorriam nos bastidores da reunião de ontem da Amuvi, lideranças políticas da região expressaram surpresa e até uma certa desconfiança com um pronunciamento de Caputo Neto, que subiu ao plenário da Alep nesta semana para criticar a gestão da Saúde no governo Ratinho Junior e o secretário da pasta, Beto Preto. Não é exagerado questionar quais interesses existem por detrás das críticas.

Impugnação O servidor da Câmara de Vereadores de Apucarana, Júlio César Ravazzi dos Santos, foi afastado do cargo por 60 dias, entrou com pedido de impugnação do advogado da Casa, Fábio Yuji Yoshida Hayashida, e de afastamento do procurador jurídico da instituição, Danylo Acioli. O servidor pede também que o procurador não se relacione com a comissão administrativa interna que analisa o caso.

Comissão isenta Júlio César dos Santos afirma que foi alvo, há alguns meses atrás, de um recurso elaborado por Fábio Hayashida e Danylo Acioli. Por isso, segundo Júlio César, ambos não podem se relacionar com comissão que analisa este novo caso. “Eles já se colocaram contra mim em um primeiro momento. É preciso que a comissão seja completamente isenta”, argumenta. 
Honrado Presente ontem na solenidade de inauguração de UBSs e CREAS de Arapongas, o deputado federal Luciano Ducci (PSB) destacou as conquistas. “Sempre tive uma relação positiva com Arapongas e o dia de hoje simboliza muito a luta de uma gestão que investe em seu povo. O prefeito Onofre é incansável na busca de viabilizar recursos para aplicação na saúde e demais áreas fundamentais para o desenvolvimento do município. Estou honrado e grato por presenciar momento tão especial”, disse. 

Mudança de horário Uma polêmica está estabelecida na Câmara de Vereadores de Ortigueira. É que há uma proposta na Casa mudando o horário das sessões ordinárias das 14 para as 19 horas. Vereadores que são a favor alegam que à noite a comunidade tem mais oportunidade de participar da sessão, ao contrário do que acontece à tarde. Para os contrários, o horário da noite dificultaria a presença de vereadores que moram na zona rural.

Transparência I Prefeitos do Vale do Ivaí devem ficar em alerta. Estudante do 1º ao 5º ano do curso de Direito da Universidade Positivo, de Curitiba, começaram a conferir nesta semana os portais da transparência de todos os 399 municípios do Paraná. Orientados por servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), 32 alunos, divididos em duas turmas, estão analisando cada site a partir de um questionário composto por 159 itens.

Transparência II Com base nessas informações, é aferido o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de cada prefeitura. O indicador, que foi desenvolvido pelo TCE-PR, futuramente servirá como um dos critérios de apreciação das contas anuais dos gestores públicos paranaenses. O índice será utilizado para o ranking nacional da entidade e, a partir de 2020, servir como base para a avaliação dos portais da transparência dos demais poderes e da esfera estadual.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos do Vale do Ivaí estão preocupados com o fechamento das contas no final do ano.           
A alegação é a de que os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) estariam em queda.         
Vale lembrar que no final do exercício prefeituras têm que pagar 13º salário e salários de novembro.               
Altas dívidas com precatórios continuam sendo um entrave para algumas prefeituras do Vale do Ivaí.