COLUNAS

min de leitura - #

Projetos na Câmara

Da Redação

| Edição de 24 de outubro de 2015 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), encaminhou ontem para a Câmara de Vereadores vários projetos de lei, para que sejam apreciados em regime de urgência na próxima semana. As matérias dizem respeito à reposição da inflação (9,9%) no lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2016), compra de alimentos para a merenda escolar, autorização para aquisição de área a ser incorporada ao Parque Ecológico da Raposa, escrituração de uma área (Rullitec) no Parque Industrial Norte, permuta de terrenos visando a construção da capela mortuária do distrito de Vila Reis, crédito suplementar para a Autarquia Municipal de Saúde e a reestruturação do quadro de pessoal da Secretaria Municipal da Assistência Social.

NOVOS SERVIÇOS

Com relação à Secretaria de Assistência Social o prefeito justifica que foram agregadas novas estruturas visando a prestação de serviços à população. “Isso está gerando a necessidade de mais mão de obra em Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Residência Inclusiva, Casa Lar, acolhimento institucional (Centro Pop), Patronato Municipal e a municipalização na aplicação de medidas sócio-educativas”, informa.

MERENDA ESCOLAR

Segundo Beto Preto, a prefeitura está comprando um lote de R$ 368 mil de frutas e cereais da agricultura familiar, destinado à merenda escolar. “Trata-se do Programa Compra Direta, que prevê a compra de no mínimo 30% da merenda de cooperativas de pequenos agricultores. Nós já superamos esse percentual”, diz.

EMENDAS PARA APUCARANA

O vereador Gilberto Lima (PMN) está preparando quatro emendas para Apucarana a serem apresentadas no Orçamento do Estado de 2016 através do deputado Nelson Justus (DEM). O deputado tem uma cota de até R$ 1 milhão para utilizar e pediu ao vereador que levasse sugestão em benefício do município.

ÁREA DE SAÚDE

O vereador Gilberto Lima diz que está sugerindo ao deputado Nelson Justus que atenda Apucarana com emendas nas áreas de saúde (aquisição de aparelhos hospitalares, de fonoaudiologia e fisioterapia), aquisição de veículos para a segurança pública, entre outras necessidades.

PRAZO DE ENTREGA

Os deputados estaduais têm até o dia 4 de novembro para apresentar emendas no Orçamento do Estado visando garantir recursos para os municípios paranaenses. Os parlamentares têm direito a cinco emendas individuais e duas coletivas, essas beneficiando mesarregiões.

CANDIDATO ÚNICO

A chapa que enfrentaria o senador Roberto Requião na convenção do PMDB, que acontece hoje em Curitiba, desistiu da disputa ontem. Com isso Requião será o presidente do partido pelos próximos dois anos, com possibilidade de reeleição.

DISTÂNCIA DE RICHA

Nesse período, o principal objetivo do grupo de Requião é distanciar o PMDB do governador Beto Richa (PSDB) e consolidar uma candidatura competitiva para o governo do Estado em 2018. Encabeçada em princípio pelo deputado federal Sérgio Souza e depois pelo ex-governador Orlando Pessuti, a chapa “PMDB para Todos” era considerada azarão no confronto com Requião.

SEM FORÇA

Ontem, o ex-deputado estadual Stephanes Jr., candidato a vice pelo grupo dissidente do PMDB, formalizou a desistência da eleição. “Cada peemedebista que estava conosco fez suas ponderações e defendeu as razões de que não valeria à pena disputar a convenção”, afirmou. Nos bastidores, entendeu-se que não houve mobilização suficiente para dar condições de derrotar Requião.

CIDA NA AMUSEP

Após deixar o governo interino, ontem, a vice-governadora Cida Borghetti (PROS) participou ontem à tarde, em Maringá, da reunião da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro reuniu prefeitos e empresários para repassar demandas da região ao governo do Estado.