COLUNAS

min de leitura - #

Ratinho Jr. em Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 04 de setembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual Carlos Massa “Ratinho Junior” (PSD), candidato ao Governo do Paraná, faz campanha hoje em Apucarana. A partir das 12 horas, ele fará caminhada pelo comércio da cidade, acompanhado do prefeito Beto Preto (PSD), do vice-prefeito Júnior da Femac (PDT), do presidente local do PSD, Marcello Machado, vereadores e outras lideranças. Às 14 horas, Ratinho Júnior terá uma reunião com lideranças evangélicas, na Rua Ponta Grossa, 821 (centro). Às 15 horas está agendada visita a uma indústria de confecções. Às 16 horas, o candidato concede entrevista coletiva à imprensa, na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). No mesmo local, às 16h30, se reúne com lideranças empresariais apucaranenses. O evento maior será às 18 horas, no salão social do Clube 28 de Janeiro, onde Ratinho Jr. terá um encontro com mulheres apucaranenses, para falar de suas propostas.

Oriovisto O candidato ao Senado Federal, Professor Oriovisto (Podemos), acompanha a visita do candidato a governador Ratinho Júnior, hoje, em Apucarana. Professor Oriovisto é único candidato ao Senado na chapa de Ratinho Júnior denominada “Paraná Inovador”. Em Apucarana, o candidato ao Senado apresentará suas 10 propostas para mudar o Brasil.

Mobilização O prefeito Beto Preto está empolgado com a candidatura de Carlos Massa “Ratinho Júnior” ao governo do Estado. Para ele, a possibilidade de vitória no primeiro turno é real. “Estamos mobilizando todas nossas lideranças e companheiros em Apucarana e região para garantir uma votação expressiva para Ratinho Júnior”, anuncia Beto Preto. 

“Pai fresco” O advogado e economista Luiz Hauly Filho (PSDB), candidato a deputado estadual, está fazendo campanha com o coração apertado. A sua primeira filha, Luísa, nasceu no último sábado. Ontem, ele estava em Apucarana conversando com empresários e lideranças políticas, enquanto a mãe, Mariana, cuidava da criança em casa, em Londrina.

Igreja e eleição O informativo Ecos da Fé, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Bairro da Igrejinha, em Apucarana, traz neste mês amplo material de orientação aos fiéis sobre as eleições. O pároco padre Domingos Sávio lembra que, apesar do descrédito na política, o cidadão não deve abrir mão do direito ao voto, instrumento que ele tem para mudar a situação.

Proibida A candidata à reeleição Cida Borghetti (PP) foi proibida de usar em sua campanha imagens das audiências públicas sobre pedágio. O veto é em resposta à ação movida pela coligação do candidato Ratinho Júnior (PSD). Segundo a juíza auxiliar do TRE-PR, Graciane Lemos, o não cumprimento da medida resultará em multa de R$ 100 mil por publicação.
Propaganda I A Justiça Eleitoral determinou a proibição de veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na televisão da Coligação Paraná, Educação e Emprego (MDB/PDT/SD/PC DO B) que apresenta afirmações consideradas “inverídicas” a respeito do candidato ao governo Ratinho Júnior. A decisão é da juíza auxiliar Graciane Lemos, do TRE.

Propaganda II A propaganda em questão alega que a sala de Ratinho Júnior, que na época ocupava o cargo de secretário atuando na Secretaria do Desenvolvimento Urbano – Sedu ficava a poucos metros do ocorrido de 29 de abril, no Centro Cívico. Segundo a coligação de Ratinho, a informação é falsa, já que a secretaria funcionava em prédio distinto ao Palácio Iguaçu.

Nada contra A juíza auxiliar do TRE-PR, Graciane Lemos, também negou direito de resposta a Ratinho Júnior contra o primeiro programa do horário eleitoral do candidato do MDB, João Arruda. Ratinho disse que se sentiu ofendido com a declaração de que tanto ele como o candidato ao Senado, Beto Richa (PSDB), e a candidata Cida Borghetti (PP) “quebraram o Estado”.

Nada contra II Na avaliação da juíza Graciane Lemos, a afirmação de João Arruda é uma “mera crítica política”. Para a magistrada, a afirmação de que “quebraram o Estado” não justifica o direito de resposta, “pois não desborda dos limites da crítica feita pelo candidato representado pela atuação e vinculação com governo anterior de Beto Richa/Cida Borghetti.

IDEB O resultado do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), divulgado ontem pelo Ministério da Educação, elevou ainda mais o astral do prefeito Beto Preto. Apucarana obteve a melhor média (7.5) do Paraná entre os municípios de médio e grande porte. “Em Apucarana estamos priorizando a educação básica e os resultados estão aparecendo”, avaliou. 

Vapt Vupt

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), decretou luto oficial por três dias no município.              
O luto oficial foi decretado pela morte dos três policiais militares ocorrida na manhã do último domingo em Ivaiporã.
O prefeito Miguel Amaral lamentou o episódio e manifestou pesar às famílias enlutadas dos policiais.    
A tragédia ocorrida em Ivaiporã no domingo deixou enlutada toda a região do Vale do Ivaí.