ESPORTES

min de leitura - #

Cristiano Ronaldo é eleito melhor do mundo e iguala marca de Messi

Folha Press

| Edição de 23 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O português Cristiano Ronaldo, 32, do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo pela Fifa. O atleta conquistou ontem o prêmio pela quinta vez na carreira e igualou a marca do argentino Lionel Messi, 30, do Barcelona. Neymar, 25, do PSG, também estava na disputa.

O anúncio do prêmio foi feito pelos ex-jogadores Ronaldo e Diego Maradona. O troféu foi entregue ao português pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino.
Com a derrota de Neymar, o Brasil atinge uma década sem ter um jogador eleito o melhor do mundo. A última vez foi em 2007, quando Kaká, então no Milan, recebeu o troféu.
Em seu discurso, Cristiano Ronaldo disse que estava orgulhoso de ter participado da premiação pelo 11º ano consecutivo. "Talento, trabalho duro, muita dedicação. Eu tinha o objetivo de ganhar troféus coletivos e individuais", afirmou.
Na temporada, Cristiano Ronaldo venceu o Espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes com o Real Madrid. Na seleção portuguesa, o jogador teve atuações decisivas nas eliminatórias europeias e ajudou o país a conseguir uma vaga direta na Copa do Mundo da Rússia de 2018.
Cristiano Ronaldo levou pela segunda vez o prêmio "The Best" ("o melhor", em inglês), criado pela Fifa no ano passado depois que a "Bola de Ouro" voltou a ser entregue apenas pela revista francesa "France Football".
O prêmio da Fifa já teve três nomes diferentes. Começou em 1991 como "Melhor jogador do ano" até que, entre 2010 e 2015, a entidade fundiu sua cerimônia com a "Bola de Ouro", oferecida desde 1956 pela "France Football".
A cerimônia acontecia sempre em janeiro e celebrava o melhor do ano que havia acabado. Para se diferenciar da "Bola de Ouro", a Fifa mudou o sistema para 2017. Vale apenas a última temporada europeia, iniciada em agosto de 2016 e encerrada após a final da última edição da Liga dos Campeões, em junho deste ano. Neste caso, as atuações de Neymar pelo PSG, para onde se transferiu em agosto, não foram consideradas.
Cristiano Ronaldo foi eleito pela primeira vez o melhor do mundo em 2008, quando tinha 23 anos.