ESPORTES

min de leitura - #

Paolo Guerrero tem pena ampliada e está fora da Copa do Mundo na Rússia

Da Redação

| Edição de 15 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi divulgado ontem o resultado da última instância do julgamento de Paolo Guerrero, atacante do Flamengo e do Peru, por doping para benzoilecgonina, um metabólico da coca e da cocaína. A decisão do Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), foi a de aumentar a pena de Guerrero para 14 meses, e com isso, o jogador está fora da Copa do Mundo da Rússia. A decisão em última instância é definitiva, e não cabe mais recurso.

A defesa pedia a anulação por completo da pena, e a punição havia sido reduzida para seis meses. Ele estava cumprindo a suspensão provisória desde o dia 3 de novembro, e no dia 3 de maio, após nova audiência, ficou liberado para atuar até que a decisão final fosse divulgada. Dos 14 meses de pena, portanto, o camisa 9 já cumpriu seis. Guerrero alega que tomou chá de coca e chá com uma mistura com a folha de coca no hotel que a seleção peruana estava concentrada para o jogo diante da Argentina, pelas eliminatórias, no dia 5 de outubro. O seu teste deu positivo para benzoilecgonina, resultado do metabolismo da coca ou da cocaína no organismo, que está na lista de substância proibidas pela Agência Mundial Antidoping.

FEDERAÇÃO LAMENTA - A ampliação da pena de Guerrero para 14 meses foi um grande impacto para o Peru. Ontem, a Federação Peruana emitiu um comunicado oficial, lamentando a ausência de seu capitão e reiterou que nada pode fazer diante da decisão do Tribunal Arbitral do Esporte.

Como já cumpriu seis meses de suspensão, Guerrero poderá voltar a jogar em oito meses. Com isso, o atacante só pode entrar em campo novamente a partir de 2019.