ESPORTES

min de leitura - #

Terceira etapa do Circuito de Corridas de Rua agita o Pirapó

Da Redação

| Edição de 20 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a participação de 410 alunos apucaranenses, foi realizada no final de semana, no distrito do Pirapó, a 3ª etapa do Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais, promovida pela Autarquia de Educação e a Secretaria de Esportes.

O percurso das provas variou conforme a idade dos atletas, nos naipes masculino e feminino: 400 metros para os nascidos em 2011, 600 metros para os nascidos em 2010 e 800 metros para os nascidos em 2009 e 2008.

Outras duas etapas do circuito já haviam sido realizadas, entre maio e junho, no Jardim Ponta Grossa e no entorno do Lago Jaboti. Já a fase final está marcada para novembro e será disputada pelos vinte melhores classificados em cada preliminar.

Os campeões na terceira etapa foram: Alunos nascidos em 2011 – Masculino - Romero Edwinn Anderson Bodouin (Escola José Ramos de Oliveira); Alunos nascidos em 2011 – Feminino - Kimberlly Rafaelli de Oliveria (Escola Durval Pinto); Alunos nascidos em 2010 – Masculino - Braian Teixeira Matias (Escola Durval Pinto); Alunos nascidos em 2010 – Feminino - Rafaela Inácio Miranda (Escola José Ramos de Oliveira); Alunos nascidos em 2009/2008 – Masculino - Pedro Henrich Machado de Oliveira (Escola Augusto Weyand); Alunos nascidos em 2009/2008 – Feminino - Madelaine Gomes da Silva (Escola José Idésio Brianezi).

A secretária municipal de esportes, Jossuela Pinheiro, explica que o treinamento das crianças é feito nas próprias unidades de ensino, durante as aulas de educação física. “Além disso, nós oferecemos escolinhas de atletismo em alguns bairros e no ginásio Lagoão para aqueles que demonstram interesse e aptidão,” disse.

As corridas de rua são desenvolvidas com o intuito de incentivar a prática de atividades físicas e revelar talentos entre os alunos. “O esporte apucaranense avançou nos últimos anos graças à parceria com a educação. Nós percebemos que muitas crianças continuam a treinar e a participar de provas regionais mesmo depois de migrarem da rede municipal para a estadual. No circuito de corridas de Maringá, por exemplo, nós temos três atletas com excelentes classificações,” afirmou o coordenador do projeto, José Marcelino da Silva, o Grilo.

“Apucarana sempre demonstrou forte vocação para o atletismo. A prova 28 de Janeiro é uma das maiores corridas em nível nacional. Nesse sentido, o projeto de atletismo nas escolas é importante para manter viva a tradição,” destacou o prefeito Júnior da Femac.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, observou a grande participação das famílias ontem no Distrito de Pirapó. “Nós ficamos muito felizes em ver os pais acompanhando e incentivando seus filhos. Quem ganha com isso são as crianças,” assegurou.