CIDADES

min de leitura - #

10º BPM faz homenagem ao padre Egídio de Vidi

Da redação

| Edição de 17 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Apucarana realizou na tarde de ontem uma homenagem ao padre Egídio de Vidi pelos serviços prestados como capelão, cargo que manteve durante 42 anos, ministrando, prestando assistência e realizando cultos junto aos policiais e bombeiros militares do município.
Com 95 anos completos em dezembro de 2019, o religioso recebeu em sua casa uma medalha com os símbolos do 10ª BPM e da Polícia Militar. A entrega da lembrança foi feita pelo subcomandante do 10º BPM, major Marcos José Facio, na companhia do major Vilson da Silva e  da soldado Genilda Baldini. 
O padre ficou visivelmente emocionado com a homenagem e conversou durante alguns minutos com os militares, que relembraram fatos vividos ao lado do sacerdote. “Estou feliz por terem vindo aqui prestar essa homenagem”, disse. 
Para major Vilson, o padre Egídio é uma figura ímpar e sempre prestou apoio aos militares nesses 42 anos. “Ele ia até nós para dar bênçãos e rezar missas. O carinho que temos por ele é imenso, temos muito carinho e respeito pelo padre. Ele esteve presente em muitos momentos bons e ruins com a gente, fazendo orações para os policiais e suas famílias. O padre entendia o nosso trabalho como capelão”, completa. 

TRAJETÓRIA
Em seus 60 anos de vida sacerdotal, padre Egídio, que é italiano, passou por várias cidades antes de se fixar em  Apucarana. Em sua vida religiosa, antes de chegar na Cidade Alta, atuou como professor de Música, Matemática e Desenho em instituições religiosas, resultado de sua formação acadêmica anterior ao sacerdócio ainda na Itália, onde cursou três anos de Engenharia Eletrônica.
O religioso De Vidi iniciou sua vida religiosa no seminário Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), inspirado pelos padres missionários e passou por Macapá (AP) e Assis (SP). O sacerdote encerrou sua vida episcopal na Paróquia Cristo Sacerdote. 

Imagem ilustrativa da imagem 10º BPM faz homenagem ao padre Egídio de Vidi