POLÍTICA

min de leitura - #

Amepar reforça enfrentamento ao coronavírus

Da Redação

| Edição de 19 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ontem, o prefeito de Arapongas e presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Sérgio Onofre, esteve reunido com demais prefeitos e secretários municipais da saúde da microrregião para alinhamento conjunto e reforço das medidas a serem tomadas para o enfrentamento do coronavírus (COVID-19) na região. As estratégias contemplam as determinações do decreto assinado pelo governador Ratinho Júnior, anunciadas oficialmente na última segunda-feira (16), em todo o Estado do Paraná.

Entre as medidas destacadas durante a reunião estão o fechamento de todas as escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), colégios estaduais, universidades e escolas privadas a partir da próxima segunda (23). Além disso, eventos serão cancelados, bem como as atividades nos Centro de Convivência dos Idosos (CCIs). Os serviços ao público nas prefeituras da Amepar deverão permanecer por enquanto, contudo, com restrições.
Foi definido também o envio de três ofícios ao Governo do Paraná. Um deles à Secretaria de Segurança Pública para que reforce junto ao Procon as medidas cabíveis aos estabelecimentos que comercializarem a preços abusivos produtos de grande procura – como a álcool em gel e máscaras. Outro ofício para a Secretaria de Saúde, solicitando reforços em recursos para aplicação em todos os municípios, sobretudo os que se encontram sobrecarregados com a procura por atendimentos; e ofício ao governador Ratinho Jr, reiterando os pedidos citados acima, especialmente na área da saúde e informando também as determinações estabelecidas em reunião.
“Sabemos que cada município tem suas peculiaridades, porém temos que tomar decisões precisas e conjuntas para um bem maior. Reforçamos pontos já decretados pelo Governo do Paraná, discutindo ações que darão maior aporte ao plano de contingência em prevenção e combate ao coronavírus”, afirma Onofre. Ele reiterou ainda que os serviços indispensáveis à população serão mantidos, principalmente o transporte dos pacientes que realizam tratamentos de saúde em Londrina ou demais cidades.