COLUNAS

min de leitura - #

"Amor por Apucarana"

Editoria de Política

| Edição de 13 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Ao anunciar ontem novos empreendimentos do Grupo Indústria Têxtil em Apucarana para a imprensa local, o empresário Eros Felipe fez questão de destacar que o atual prefeito Junior da Femac (PDT) está dando continuidade nas ações que o ex-prefeito Beto Preto começou. “Essa gestão está incrementando e criando coisas novas. Apucarana precisava disso, depois de passar por péssimas administrações. Hoje vivemos um bom momento e a gente sente isso na cidade e nas pessoas. Por isso, decidimos fazer novos investimentos em Apucarana”, anunciou o empresário. Junior da Femac comemorou o anúncio de Felipe e enalteceu a trajetória do grupo e o seu amor por Apucarana. 

Investimentos TEros Felipe lembrou que a Têxtil tem 53 anos de Apucarana e está investindo R$ 19 milhões na expansão da Paranatex. Também confirmou para este ano um novo empreendimento imobiliário com 1.000 lotes, junto à nova Avenida Nova Ucrânia. E mais: O grupo desistiu de um empreendimento no Paraguai. “Vamos fazer aqui uma nova planta, com investimento de 100 milhões de dólares, numa indústria de tecido para jeans”, anunciou Felipe. 

Com pé direito Um grupo de vereadores de Apucarana, acompanhados pelo prefeito Junior da Femac e secretários, também visitou ontem a empresa Paranatex, que está anunciando ampliação dos seus investimentos na cidade. Para o vereador Mauro Bertoli (DEM), esta é uma boa notícia para a cidade, o que significa que Apucarana está começando o ano com o “pé direito”. A empresa é uma das mais antigas de Apucarana, gerando cerca de 700 empregos diretos.

Gasto com folha A Prefeitura de Apucarana fechou o ano de 2019 com uma média de 42,22% de comprometimento da receita com a folha de pagamento. Trata-se de um dos melhores índices no Brasil para cidades de médio porte e, certamente, está entre os primeiros no Paraná. O prefeito Junior da Femac lembra que este foi um dos índices avaliados pelo Conselho Federal de Administração (CFA), em prêmio outorgado no início do ano à gestão pública de Apucarana.

Limites De acordo com normas estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o limite máximo permitido em gasto com folha de pagamento de servidores é de 54% da receita do município. E o limite prudencial, no qual a prefeitura já é alertada para redução, é de 48,6%. “Neste quesito estamos numa situação estável e que garante sobra de recursos públicos para investimentos e é isso que temos feito”, frisa o prefeito de Apucarana, Junior da Femac. 
PSOL na disputa O Diretório Municipal do PSOL de Apucarana anunciou ontem que o partido vai disputar as eleições deste ano. A legenda definiu o nome da professora de sociologia aposentada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Curitiba, Maria Luísa (Malu) Domingues, como candidata a prefeita, tendo como vice Marcelo Nunes Lima, professor de História, mestre em Educação pela UTFPR e ex-candidato a deputado estadual em 2018.

Para a Câmara O PSOL de Apucarana também terá uma chapa completa de candidatos à Câmara de Vereadores. Nesta chapa de concorrentes a uma vaga no Legislativo estarão nomes como de Jackeline Aristides, atual presidente do partido e ex-candidata a deputada federal em 2018, e do professor de Filosofia Alex Júlio Barbosa, que foi candidato a prefeito nas eleições de 2016. “O partido está se preparando muito bem para a disputa”, diz Alex Júlio.

Golpe no WhatsApp I Uma nova tentativa de golpe pelo WhatsApp está usando o nome do deputado estadual Tiago Amaral (PSB). Um homem, que se identifica como sendo do gabinete do parlamentar, ligou para algumas pessoas de Londrina, convidando para uma “festa de confraternização do deputado”. Uma delas foi o jornalista Cláudio Osti, do blog Paçoca com Cebola, que é bastante acessado na cidade e região.

Golpe no WhatsApp II Apelo WhatsApp, a pessoa avisa que está sendo enviado por SMS um código que deve ser digitado no whats para receber o convite com os detalhes da festa do deputado Tiago Amaral. Algumas pessoas entraram em contato com o próprio deputado, avisando sobre a ligação. “É uma tentativa de golpe. Infelizmente alguém está usando o meu nome e tentando se passar por alguém que trabalha comigo”, afirma Tiago Amaral. 

Vapt Vupt

Muitas câmaras de vereadores do Paraná e da região estão votando os subsídios para o próximo mandato.       
Em alguns casos, os legislativos municipais estão congelando os atuais subsídios, em vez de subir ou reduzir.       
A verdade é que, quando se fala em aumentar subsídios, a população já se manifesta contra a proposta.       
Em Apucarana, a Câmara manteve para a nova legislatura os subsídios que os vereadores ganham hoje.