CIDADES

min de leitura - #

Apucarana convoca agentes de trânsito aprovados em concurso

Renan Vallim

| Edição de 07 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 07 de fevereiro de 2018

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana iniciou a convocação de agentes de trânsito aprovados em concurso público no município. Nesta primeira etapa, oito serão chamados. Eles passarão por treinamento e, de acordo com o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), devem começar a atuar na segunda quinzena de março. Com a contratação, a Prefeitura espera reduzir o número de multas no estacionamento rotativo, que registrou alta no ano passado. 

O concurso público foi realizado em junho de 2017. Na época, foram ofertadas quatro vagas para o cargo, que recebeu 525 inscrições. No entanto, a prefeitura dobrou esse número com o intuito de prestar um serviço de maior qualidade.
“Chamamos os primeiros colocados no concurso público e, juntamente a isto, estamos em processo de contratação de uma empresa para ministrar um curso para os agentes. Teremos oito guardas de trânsito nesta primeira etapa, mas há a possibilidade de ampliarmos este quadro”, destaca Carlos Mendes, superintendente de trânsito do Idepplan.
Os guardas de trânsito atuarão na fiscalização das 1.827 vagas do Estacionamento Rotativo, implementado no centro da cidade e municipalizado no começo do ano passado. Atualmente, o trabalho de fiscalização é feito pela Guarda Municipal, que irá se voltar para o patrulhamento e segurança de prédios públicos com a contratação dos agentes de trânsito.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana convoca agentes de trânsito aprovados em concurso

 
“Apesar de terem como principal função fiscalizar o estacionamento rotativo, eles terão poder para fiscalizar o trânsito como um todo, multando condutores que desrespeitarem as leis de trânsito, auxiliando o tráfego em caso de acidente, além de outras atribuições”, ressalta Mendes.
A expectativa com relação aos novos profissionais é grande. “Acreditamos em uma mudança radical no estacionamento rotativo. Os agentes estarão uniformizados e prontos para auxiliar o condutor, indicando o local mais próximo para a aquisição do cartão do estacionamento, dando orientações, entre outros serviços”, afirma o superintendente do Idepplan, que lembra que os guardas não venderão os cartões, seguindo uma normativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

MULTAS
Ao longo de 2017, foram aplicadas 2.084 multas causadas por estacionar em desacordo com o estacionamento rotativo. Em 2016, foram 171 multas do rotativo, o que resulta em um aumento de mais de 12 vezes. O número de 2017 corresponde a 16,5% do total de infrações (12.632) notificadas pelas forças de trânsito (Guarda Municipal, Polícia Militar e polícias rodoviárias Estadual e Federal) na cidade.
“Não esperávamos um volume tão grande de notificações, até porque é muito mais barato adquirir o cartão do estacionamento rotativo do que pagar uma multa. É importante destacar que o objetivo do estacionamento rotativo não é multar, mas sim criar vagas no centro da cidade, fazendo o trânsito fluir melhor. Com os agentes nas ruas, acredito que estes números irão diminuir”, afirma Mendes.
O total de notificações aplicadas em Apucarana cresceu 47,2% em 2017. Foram 12.632 multas, contra 8.582 no ano anterior. O estacionamento rotativo foi a segunda maior causa de multas na cidade, ficando atrás apenas da não transferência da titularidade do veículo após 30 dias da venda, que gerou 2.197 multas (ver quadro)