CIDADES

min de leitura - #

Apucarana licita reforma no Cine Fênix

Da redação

| Edição de 16 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Beto Preto (PSD) deve autorizar ainda nesta semana licitação de mais uma etapa das obras de reforma que visam transformar o histórico Edifício Fênix, anexo ao Cine Teatro Fênix, em um moderno centro de cultura. Pelo menos R$300 mil, do caixa municipal, serão destinados para a conclusão da fachada do prédio e também para melhorias na parte da cobertura/terraço. 

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana licita reforma no Cine Fênix


Iniciada em novembro de 2007, a reforma do edifício está paralisada desde 2010, quando a empreiteira vencedora da licitação apresentou incapacidades que levaram à rescisão contratual. Desde então, sem sucesso, a prefeitura busca novo convênio com o Governo do Paraná para conclusão do projeto. “Neste momento vamos realizar o que chamados de “fechamento da fachada”, com a instalação de janelas e realização de todo o acabamento necessário, como pintura. Essa ação, somado ao trabalho que será realizado na cobertura, vai impedir que as pombas continuem entrando no prédio”, disse o prefeito Beto Preto.
O investimento autorizado pelo prefeito prevê ainda uma limpeza geral no interior do edifício. “Isso vai evitar que o que já foi realizado, até a paralisação da obra em 2010, tenha uma deterioração ainda maior”, comentou Herivelto Moreno, secretário Municipal de Obras. Com relação ao “fechamento da fachada”, Moreno frisa que serão instaladas janelas em esquadria de alumínio. “A partir da solicitação do prefeito, estamos trabalhando agora no projeto técnico visando o certame licitatório, que deve ser autorizado ainda nesta semana”, confirmou o secretário.
Em 2015, diante das dificuldades de obtenção de cerca de R$1 milhão em recursos para a continuidade e conclusão da obra, a prefeitura anunciou mudanças em relação ao projeto original, que passou a ser chamado de “Centro Cultural Fênix”. Assim, a área de 1.580 metros quadrados do Edifício Fênix, que inclui os três pavimentos do prédio - térreo e dois andares superiores – e mais o terraço, quando concluído deverá contar com ambientes para biblioteca municipal e museu, por exemplo. Outras áreas já existentes, como a administração do Cine Teatro Fênix e o auditório, permanecem. O local também vai garantir a acessibilidade a deficientes físicos e idosos, com a implantação de um elevador. 

PLANEJAMENTO
O prefeito Beto Preto também solicitou à Secretaria Municipal de Obras a elaboração de um relatório contendo a estimativa de custos de obras futuras. “O planejamento e a previsão orçamentária têm sido instrumentos importantes do nosso mandato, que tem como viés a participação popular, por isso solicitei ao secretário um planejamento de obras possíveis de serem realizadas ao longo de 2019. São melhorias nas áreas da infraestrutura urbana como pavimentação asfáltica, construção de calçadas, iluminação pública, bem como zeladoria geral da cidade, pensando e construindo Apucarana dos distritos, dos bairros ao centro”, concluiu Beto Preto.