CIDADES

min de leitura - #

Arapongas leva blitz a bares e lanchonetes

Da redação

| Edição de 15 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Ao invés de esperar o motorista nas ruas com o etilômetro, as forças de segurança de Arapongas foram ‘buscar’ os condutores nos bares, restaurantes e lanchonetes da cidade.  A ação, realizada neste final de semana, é parte da programação do Maio Amarelo e visa conscientizar a população a respeito do comportamento preventivo no trânsito.

Imagem ilustrativa da imagem Arapongas leva blitz a bares e lanchonetes


Denominada de Operação Impacto, a ação é fruto de uma parceria Polícia Militar, Guarda Municipal, Samu, Ciretran e Conselho Tutelar. 
Na visita aos estabelecimentos comerciais, lanchonetes, restaurantes e barzinhos, as equipes chegaram com todo o aparato que um acidente de trânsito mobiliza: ambulâncias, viaturas, guincho, agentes, entre outros. 
O objetivo foi justamente mostrar a realidade para os frequentadores, principalmente em relação aos riscos de conduzir um veículo tendo ingerido bebida alcoólica com a realização de testes de bafômetro.
A equipe mostrou o quanto um acidente pode custar tanto para o acidentado, tanto quanto para o ente público que mobiliza todo um aparato para poder atender um acidente.
Os frequentadores foram orientados também sobre as penalidades impostas para quem for flagrado dirigindo embriagado, que envolvem  a suspensão do direito de dirigir, retenção do veículo, recolhimento da habilitação, multas de até R$ 5.869,40  além da possibilidade de ser preso em flagrante e responder um processo criminal.
Em Arapongas, foram registrados no primeiro quadrimestre deste ano, segundo dados da Guarda Municipal, 279 acidentes, na área urbana e três vítimas fatais. 
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito de Arapongas, Michele Regina Zanin, o trabalho de conscientização e educação de trânsito é fundamental para redução dos índices.