COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto e Onofre

Editoria de Política

| Edição de 13 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao discursar ontem na inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na Vila Reis, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), fez questão de informar aos presentes que havia convidado o colega prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), para participar do evento. “Infelizmente, o Sérgio não pôde comparecer devido a outros compromissos já assumidos, mas faço isso para acabar de vez com os boatos de que estaríamos com relações cortadas ou estremecidas”, comentou Beto Preto. Conforme reforçou o prefeito de Apucarana, “não existem brigas ou desentendimentos, os dois gestores públicos estão focados no desenvolvimento da região central no eixo Londrina-Maringá.” Beto Preto defende parcerias e ações coordenadas entre Arapongas e Apucarana, para viabilizar novas conquistas, que são do interesse comum da população local.  

Embaixador Ainda durante a inauguração do CRAS da Vila Reis, o prefeito Beto Preto fez um agradecimento especial a Arilson Chioratto, chefe de gabinete da senadora Gleisi Hoffmann (PT). “Faço uma referência especial ao Arilson, porque ele, efetivamente, atua como um autêntico embaixador de Apucarana em Brasília”, destacou o prefeito.

Sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana fará sua sessão ordinária nesta segunda-feira, às 20 horas, com poucas matérias na ordem do dia. Constam da pauta um projeto de lei em redação final, dois requerimentos e uma indicação relevante apresentados pelos vereadores.

Nas obras O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), tem acompanhado o prefeito Beto Preto nas suas visitas a obras em andamento no município. Segundo Bertoli, é importante que o vereador também conheça in loco obras que foram aprovadas pela Câmara.

Jantar com Richa Vários prefeitos do Vale do Ivaí e outros do Paraná vão participar terça-feira, em Curitiba, de um jantar com o governador Beto Richa (PSDB), alguns secretários e deputados. O jantar, considerado de confraternização, será numa chácara do deputado estadual Alexandre Cury (PSB).

Presentes Estarão presentes os prefeitos Galo (PMDB), de Faxinal, Amaral (PSDB), de Ivaiporã, Hermes (PTB), de Mauá, Raimundinho (PSDB), de Bom Sucesso, Aquiles (PV), de Marilândia, Didi (PSB), de Borrazópolis, Luciana (PSDB), de Cruzmaltina, Hidek (PSC), de São João do Ivaí, e Bete Camilo (PR), de Manoel Ribas.

Cargos Na busca dos votos para aprovar a reforma previdenciária, o Palácio do Planalto pretende atender aos partidos do “centrão” com cargos em estatais, secretarias, departamentos e autarquias, os chamados cargos de segundo e terceiro escalão. A estratégia tenta contemplar a cobrança por mais espaço do bloco partidário e o desejo do PSDB de não abrir mão dos quatro ministérios que ocupa.

Pressão O Planalto tem sido pressionado pelos líderes do “centrão”, que pedem mais cargos para endossar a reforma previdenciária, em especial, após o auxílio para barrar a denúncia por corrupção passiva contra o presidente da República. O “centrão” é um bloco partidário idealizado pelo deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e abriga legendas como PSDB, PP, PR, PSD, PTB, PRB e PSC.

Substituições I Com objetivo de barrar manobras e evitar a substituição de membros das comissões da Câmara, o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) apresentou projeto de resolução para alterar o Regimento Interno da Casa. O deputado alega que as alterações interferem na autonomia do parlamentar e em seu trabalho fiscalizador. 

Substituições II Rubens Bueno estabelece no projeto que o integrante de comissão só poderá ser substituído se concordar com a alteração. O exemplo mais recente ocorreu na votação do relatório que recomendava o avanço da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Temer, quando partidos da base efetuaram diversas trocas na CCJ. 

Omelete Após ter sido alvo de ovadas em Salvador, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), promoveu sexta-feira uma ação de marketing em cima do ocorrido. No Facebook, Doria anunciou a doação de 10 mil ovos por uma granja. Segundo ele, com a doação foram feitos 5,5 mil omeletes e distribuídos a moradores de rua em São Paulo.

Vapt Vupt

O recadastramento biométrico já atingiu 5,5 milhões dos 7,9 milhões de eleitores paranaenses (70,53%).      
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, a biometria atende média de 20 mil eleitores por dia.      
Na região, estão implantando a biometria as comarcas eleitorais de Arapongas, Jandaia e Marilândia.    
Nessas comarcas, cartórios eleitorais fazem um esforço concentrado para atingir 100% dos eleitores.