COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto palestrante

Editoria de Politica

| Edição de 22 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), junto com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e a Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), promove hoje e amanhã, no Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal, o “Encontro dos Municípios do Norte Central e Pioneiro do Paraná”. O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD), foi convidado a representar a CNM no evento e, ao mesmo tempo, para dirigir palestra tendo como tema “Estratégias e boas práticas para o fortalecimento dos municípios”. Entre os tópicos a serem abordados por Beto Preto estão a redistribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS), ITR como alternativa de arrecadação e boas práticas municipais. O prefeito, que também é diretor nacional de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), deve falar sobre programas nesta área.

Asfixia A Câmara de Apucarana aprovou em primeira discussão, nesta semana, projeto de lei do vereador Professor Edson (PPS), que trata da divulgação do método hospitalar “Manobra de Heimlich” na cidade. O método é um instrumento pelo qual é possível salvar pessoas com problemas de asfixia.

Orientação De acordo com o vereador Professor Edson, o método “Manobra de Heimlich” permite que qualquer pessoa, conhecedora da técnica, possa salvar outra que esteja engasgada com carne e outros objetos. O projeto determina que restaurantes e similares tenham cartazes expostos explicando como salvar pessoas nesta situação.

Pedágio I O vereador Fernando Henrique de Oliveira (PSDB), de Arapongas, entrou com requerimento na Câmara Municipal pedindo providências ao Ministério Público e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) junto à Viapar pela liberação da passagem ou desconto tarifário na praça de pedágio local para moradores de Arapongas.

Pedágio II O vereador Fernando Henrique de Oliveira está fazendo este pedido ao Ministério Público e à OAB, tendo como base movimento popular desencadeado por moradores de Arapongas e Rolândia contra o fechamento da estrada alternativa do Ceboleiro, que permite o desvio do pedágio, e também pelo desconto da tarifa, o que ele considera justo.

Afastado O vereador Valdeir José Pereira (PHS), o Maringá, já se afastou da Câmara de Arapongas, atendendo a uma determinação judicial. Ele não participou da sessão ordinária de segunda-feira e ontem seus assessores já teriam feito a limpeza das gavetas. Maringá responde a processo por suposta fraude em licitação quando presidente da Casa.
No aguardo O atual presidente da Câmara de Arapongas, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), o Osvaldinho, informou ontem que ainda não foi notificado da decisão judicial que afastou o vereador Maringá. Por isso, também não convocou o suplente para substituí-lo. “Vamos fazer as coisas com calma e sempre dentro da lei”, afirmou Osvaldinho.

FPM Prefeituras receberam anteontem o segundo repasse de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), houve um crescimento real de 8,34% em relação a igual período de 2016, já descontada a inflação. O repasse superou as expectativas iniciais.

Queda A Confederação Nacional dos Municípios alerta os prefeitos que o desempenho do FPM no primeiro semestre deste ano não deve se repetir nos próximos meses. Isso acontece devido ao início do período de restituição do Imposto de Renda. Além disso, a economia do País segue incerta com a crise política.

Duas funções O prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista (PT), assumiu interinamente nesta semana a Secretaria de Saúde acumulando assim as duas funções. A decisão foi tomada após o pedido de exoneração do cargo feito pela farmacêutica Dulcinéia Pierini, que havia assumido a pasta em março.

Organização A princípio, o prefeito Romualdo Batista pretende organizar a Secretaria de Saúde num prazo de até 90 dias. Nesse período fará as mudanças que forem necessárias na Saúde. “Vou levar meu lado visionário e empreendedor de administrar para termos um melhor resultado”, afirmou.

Vapt Vupt

O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), firmou parceria com a Klabin para recuperar estradas.              
Em Rosário do Ivaí, a parceria com a Klabin está concentrada no distrito de Boa Vista do Santa Cruz.          
Nesta semana, prefeituras da região estão aproveitando a trégua das chuvas para arrumar estradas.            
Há municípios da região em que comunidades rurais ficaram ilhadas por falta de estradas.