POLÍTICA

min de leitura - #

Bolsonaro anuncia pequena mudança ministerial

DA REDAÇÃO

| Edição de 22 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira que haverá uma “pequena” mudança ministerial na próxima segunda-feira (26). Em entrevista à Jovem Pan Itapetininga, o chefe do Executivo afirmou que os novos ministros foram escolhidos “com critério técnico”, sem dar mais detalhes.

Bolsonaro tem sido pressionado pelo Centrão a mexer na articulação política do governo e a substituir os ministros da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, e da Secretaria-Geral, Onyx Lorenzoni. 
Segundo apurado pela reportagem, um dos nomes cogitados para a cadeira de Ramos é o do senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas. Aliados do governo avaliam que Bolsonaro precisa contemplar o Senado, principalmente agora quando está acuado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.
“É para a gente continuar administrando o Brasil”, comentou Bolsonaro sobre a nova mudança. O chefe do Executivo pontua que sabia que assumir a Presidência “não era fácil, mas realmente é muito difícil”. “Não recomendo essa cadeira para os meus amigos”, declarou. Bolsonaro avalia que seu estado de saúde está bom, após internação na semana passada por conta de uma obstrução intestinal - e disse que vem trabalhando na mudança que será anunciada na semana que vem.

CIRO NOGUEIRA
Ontem, o senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), procurou os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para comunicar o convite que recebeu para assumir a Casa Civil.
O gesto de Nogueira de ligar para Lira e Pacheco foi visto como um sinal de como será o perfil do senador na pasta: um estilo conciliador, que terá como principal função tentar melhorar a relação do Planalto com o Congresso.