COLUNAS

min de leitura - #

Cargos a deputados

Editoria de Política

| Edição de 21 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Segundo bastidores do Palácio do Plnalto, em Brasília, o presidente Michel Temer (PMDB) determinou a auxiliares que destravem nomeações de cargos no governo para cerca de 40 deputados da base aliada em troca de votos favoráveis à reforma da Previdência. Líderes e articuladores políticos do Planalto identificaram que esses parlamentares, contrários ao projeto, fizeram indicações para órgãos do governo e ainda não foram atendidos. O governo crê que a liberação das nomeações possa ajudar a garantir os votos. O Planalto já começou a desbloquear indicações, por exemplo, para a Polícia Rodoviária Federal, vinculada ao Ministério da Justiça. Ainda há, no entanto, pendências nas estruturas estaduais de órgãos como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Para aprovar as reformas, Temer estaria disposto a tudo.

Reunião longa Apesar de começar com atraso de uma hora, também foi longa a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), realizada ontem à tarde no Anfiteatro Municipal de Jandaia do Sul. Muitos assuntos foram discutidos pelos prefeitos com representantes do governo do Estado.

Acidente A reunião da Amuvi começou com atraso por causa de um acidente de trânsito ocorrido no começo da tarde de ontem na rodovia que liga Jandaia do Sul e Bom Sucesso. Houve congestionamento de veículos e vários prefeitos que se deslocavam para Jandaia ficaram parados no trânsito.

Em Brasília O presidente da Amuvi, prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, convocou os prefeitos para o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que acontece de 24 a 28 próximo em Brasília. O encontro municipalista é organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Satisfeito O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, manifestou-se satisfeito com a reunião da Amuvi ontem em sua cidade. Segundo ele, esta foi a primeira vez que Jandaia do Sul sedia um encontro da associação desde o seu primeiro e agora no segundo mandato de prefeito.

Na Amuvi Apesar da idade, 91 anos, o ex-prefeito de Jandaia do Sul, Hermínio Vinholi, não perde um acontecimento político que ocorre em seu município. Ontem ele participou da reunião da Amuvi, da qual foi um dos fundadores e presidente em 1969. Ele foi bastante cumprimentado.

Biometria I Após 15 dias do início do Projeto Biometria 2017 no interior do Estado, um fato curioso chama a atenção do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Os eleitores de Carlópolis e Sengés têm demonstrado maior interesse na realização da biometria, se comparado a cidades de maior porte, como Umuarama e Paranavaí. 

Biometria II Em Carlópolis e Sengés foi atendida diariamente uma média de 323 e 401 eleitores, respectivamente, ao passo que em Umuarama a média de comparecimento diário foi de 169 eleitores; e em Paranavaí a média foi de 357 eleitores, número muito abaixo da capacidade de atendimento desses municípios, que têm maior estrutura.

Novas eleições No dia 4 de junho eleitores dos municípios de Cristiano Otoni (MG), Guaraqueçaba (PR) e Moreira Sales (PR), Taguatinga (TO) e Tomé-Açu (PA) deverão voltar as urnas para escolher novos prefeitos e vices. Isto porque os candidatos mais votados para o cargo em 2016 tiveram os registros de candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral.

Crítica ao MP I O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), subiu à tribuna ontem para criticar o Ministério Público e dizer que há uma tentativa de “desmoralizar homens públicos de bem”. Renan é citado nas delações de ex-executivos da Odebrecht. Atualmente, ele é réu em um processo no Supremo Tribunal Federal por peculato (desvio de dinheiro público) e responde a outros 16. 

Crítica ao MP II “Tem bastado ao Ministério Público, para acusar – lançando dezenas de parlamentares na vala comum da corrupção –, que o criminoso, acuado, cite os nomes desejados e, como recompensa, abiscoite isenção de penas e regularize o patrimônio roubado”, afirmou o senador Renan Calheiros em plenário. Segundo ele, a generalização deixa marcas em inocentes e os abusos soterram direitos fundamentais.

Vapt Vupt

Alguns municípios do Vale do Ivaí continuam impedidos de captar recursos federais e estaduais.      
Com pendências em tribunais de contas, essas prefeituras não conseguem certidões negativas.      
 A Assembleia Legislativa do Paraná entrou no feriadão de Tiradentes na quarta-feira pela manhã.      
Em Brasília, deputados e senadores também sumiram da capital federal no final da tarde de quarta.