CIDADES

min de leitura - #

Chuva atrasa obras e aumenta buracos nas ruas

Da redação

| Edição de 19 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As chuvas intensas registradas em Apucarana desde o final de dezembro estão comprometendo o asfalto em várias ruas da cidade. Segundo o secretário de Obras, Herivelto Moreno, as equipes precisarão de pelo menos três meses para recuperar todo o pavimento afetado.

Imagem ilustrativa da imagem Chuva atrasa obras e aumenta buracos nas ruas

“Está chovendo praticamente todo o dia em Apucarana, o que prejudica o trabalho das equipes da Prefeitura”, assinala. Aproveitando a trégua da chuva, funcionários trabalharam ontem na região da Sociedade Rural. 
Segundo ele, em média, as equipes aplicam 30 toneladas de massa asfáltica por dia na recuperação das ruas. A administração mantém um grupo atuando no tapa-buraco e outro na aplicação de lama asfáltica. “Vamos precisar dobrar esse contingente assim que o tempo melhorar”, observa.
Ele explica que a malha asfáltica de Apucarana é antiga e vulnerável. 
“A chuva intensa reabre o asfalto exatamente nos pontos que já foram atendidos por operações de tapa-buraco anteriores. Por isso, muitos buracos surgem pelas ruas”, explica Moreno. Ele não sabe precisar qual será o investimento necessário para consertar as ruas prejudicas pela chuva.
De acordo com o Instituto Simepar, entre os dias 1º e 17b janeiro deste ano, a estação pluviométrica de Apucarana registrou 210 milímetros de chuvas acumuladas. Este é o patamar esperado para todo o mês de janeiro, de acordo com média estabelecida desde o ano 2000.
Segundo o Simepar, o tempo continuará instável nos próximos dias. Para hoje e amanhã, a previsão é de tempo parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuvas no período da tarde.