COLUNAS

min de leitura - #

Colecionador de apelidos

Editoria de Política

| Edição de 09 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Integrante mais conhecido de uma família de tradição na política baiana, o ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima (PMDB) viverá nos próximos dias uma rotina que conheceu por uma semana: a de preso do Complexo Penitenciário da Papuda. De volta à Papuda após a apreensão de R$ 51 milhões em dinheiro em um apartamento emprestado a ele por um empresário, Geddel ocupa novamente as páginas policiais dois meses após ter sido preso pela primeira vez, acusado de obstrução da Justiça. Ao longo de seus 58 anos de vida, Geddel colecionou apelidos depreciativos – suíno, agatunado, anãozinho do orçamento e boca de jacaré são alguns deles –, além de inimigos, troca de ofensas pública e um rosário de suspeitas de corrupção. Também demonstrou poder político na condição de ministro de Lula (Integração Nacional) e Temer (Secretaria de Governo) e de vice-presidente da Caixa na gestão Dilma, cargos ocupados com as bênçãos de Temer.

Contra reformas Durante desfile da independência, anteontem, em Apucarana, o “Grupo dos Excluídos” protestou contra as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB) e também denunciou o grande número de negros que são mortos na periferia.

Indignação Em desfiles da Pátria realizados anteontem em alguns municípios do Vale do Ivaí, grupos estudantis e da comunidade protestaram com cartazes contra os escândalos de corrupção que marcam a política em nível nacional. A população aproveitou para fazer seu desabafo contra a situação.

Cartazes Em Lunardelli, por exemplo, estudantes desfilaram com cartazes com dizeres como “indignação”, “caos” e “desordem”, ao mesmo tempo pedindo mais recursos para a saúde, a educação, habitação e segurança pública. Em seu discurso, o prefeito Reinaldo Grola (PTB) pediu para que ninguém se desanime.

Abuso sexual Em São João do Ivaí, um dos temas do desfile cívico realizado no dia 7 de setembro foi o abuso sexual contra crianças e adolescentes. Organizadores, vestidos com camisetas amarelas, chamaram a atenção para o combate a este crime e pediram que denúncias sejam feitas pelo 
Disque 100.

Em Rio Branco A equipe da Prefeitura de Rio Branco do Ivaí organizou para este domingo, a partir das 9h30, na avenida principal, o desfile da Independência do Brasil. Segundo o prefeito Gerôncio Rosa (PTB), o evento ficou para amanhã para que pudesse ter a participação do Exército e outras fanfarras convidadas.
Esfaqueado O ex-vereador o Luizinho Gari (sem partido), de Maringá, foi esfaqueado no ombro, mão e perna na noite de quinta-feira. A versão é que o ato ocorreu durante uma discussão com sua atual companheira. Ele foi levado à Unidade de Ponto Atendimento (UPA), da zona Norte, onde recebeu atendimento.

Posse de Dodge I A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu que a posse da nova procuradora-geral, Raquel Dodge, será no dia 18 de setembro, às 8h, na sede da PGR em Brasília. Raquel vai substituir Rodrigo Janot, que deixará o cargo após quatro anos na chefia do Ministério Público Federal (MPF). Ele deixa o cargo em meio à polêmica das delações.

Posse de Dodge II Inicialmente, a cerimônia de posse da nova procuradora Raquel Dodge estava prevista para começar às 10h30, mas o horário foi alterado para garantir a presença do presidente Michel Temer (PMDB), que tem uma viagem oficial programada aos Estados Unidos no mesmo dia. De acordo com a procuradoria, a posse será presidida por Temer, que a indicou para o cargo.

Biometria I Na última quarta-feira (6), a etapa de 2017 do recadastramento biométrico de eleitores no País, com identificação por meios das impressões digitais, alcançou 50% da meta programada. Até agora, 13.024.734 eleitores, de uma meta total de 26.076.471 para este ano, haviam comparecido aos cartórios eleitorais do país para fazer a biometria. 

Biometria II Atualmente, o Brasil tem 146.158.440 eleitores, sendo que 61,3 milhões já estão cadastrados pela biometria. O TSE faz o cadastramento biométrico gradativo (desde 2008) em todo o País e tem a meta de concluir a identificação de todos os eleitores pelas digitais até 2022. O problema é que em muitas comarcas a procura de eleitores está lenta.

Vapt Vupt

O vereador Erasmo Antônio Sermidi, de Jandaia do Sul, defende cultivo de horta comunitária na Vila Paião.
Para Erasmo Sermidi, o cultivo de horta comunitária ajuda no combate à fome e estimula a solidariedade.    
Prefeitos do Vale do Ivaí estão preocupados com o aumento de assaltos a residências e empresas.
Apesar de muitas cidades terem recebido novas viaturas policiais, falta efetivo para combater a marginalidade.