POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 06 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Primeira-dama com Covid

A exemplo do prefeito Emerson Toledo Pires (MDB), a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social de Cambira, Vanessa Marques, também testou positivo para Covid-19, conforme informou ontem o próprio prefeito. Ambos já estão em isolamento social. Toledo havia pedido à Câmara de Vereadores 15 dias de férias para cumprir a partir do dia 6 de janeiro, sem necessidade de transmitir o cargo ao vice Fabinho da Ambulância (MDB). Por causa da Covid, ele vai manter o pedido conforme planejado com sua equipe de governo. Com sintomas gripais, dor no corpo, olfato e paladar prejudicados em 70%, Toledo espera se recuperar logo, assim como sua esposa.

De vacinada a candidata
A enfermeira Mônica Calazans, de 55 anos, primeira pessoa no Brasil a ser vacinada contra a Covid-19, filiou-se ao MDB em São Paulo. A informação foi confirmada pelo presidente do diretório estadual do partido, deputado federal Baleia Rossi. A filiação de Mônica foi indicação dele ao partido. Ela é pré-candidata a deputada federal. “Como profissional de saúde que ficou na linha de frente da pandemia no atendimento à população, ela é uma aposta do partido para renovação na Câmara dos deputados”, afirmou Rossi. A profissional do Hospital das Clínicas foi imunizada com a primeira dose de CoronaVac no dia 17 de janeiro de 2021, minutos após a Anvisa aprovar o uso emergencial da vacina no país. 
Prioridade em Jardim Alegre
O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (Cidadania), avalia que o ano de 2021 foi de muitas conquistas para o município, sobretudo nas áreas de infraestrutura urbana e rural. Para 2022, ele salienta que o foco principal da administração municipal será a geração de emprego e renda. Neste aspecto, Furlan afirma que vai trabalhar forte junto com sua equipe administrativa na busca de novas empresas e fortalecimento das já existentes, tanto na área industrial como comercial. Ele vê como fator positivo para a instalação de empresas o anúncio do governo do Estado de duplicação da rodovia PR-466, entre o trevo do Placa Luar e o trevo de acesso a Ivaiporã.

Emprego de religiosos
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto que proíbe vínculo empregatício ou relação de trabalho entre igrejas, instituições, ordens ou congregações e pastores, bispos, freiras, padres, evangelistas, presbíteros, diáconos, ministros, anciãos ou sacerdotes. A proposta, de autoria do deputado Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) e do ex-deputado Roberto Alves (SP), obteve parecer favorável do relator, deputado Sanderson (PSL-RS).