POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 11 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Secretária com Covid 

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Apucarana, professora Maria Agar, positivou para Covid-19 nesta segunda-feira e já está em isolamento domiciliar. Ela comunicou ao prefeito Junior da Femac (PSD) que apresenta apenas sintomas gripais leves e que irá seguir trabalhando em home office. “Recebi com surpresa o resultado do exame positivo para Covid. Infelizmente aconteceu e agora é preciso agir com responsabilidade, para evitar a transmissão aos colegas de trabalho e às pessoas que, diariamente, se dirigem à Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística, a nossa Promatur”, comentou ontem a secretária Maria Agar. 

Elogios a Apucarana
Nos últimos dias, em postagens via redes sociais e também em diálogo mantido com servidores públicos, um expressivo número de pessoas que vieram passar o Natal e o Rèveillon em Apucarana elogiou o panorama geral da cidade. Os visitantes destacaram que a cidade está mais bonita e limpa. Eles elogiaram o Parque Jaboti, Parque Ecológico da Raposa, as novas rotatórias e o trânsito em geral, além do Espaço das Feiras e da nova ciclovia, junto à BR-369, na saída para Londrina. Para várias famílias que vieram rever parentes, Apucarana está mais agradável e bem cuidada. Além disso, ruas e avenidas estão mais conservadas do que em mandatos anteriores a 2013, quando a cidade ficava toda esburacada.
No isolamento social
Os vereadores Professora Jossuela Pirelli (PROS) e Moisés Tavares Domingos (Cidadania) não participaram presencialmente da sessão extraordinária de ontem da Câmara de Apucarana. Eles informaram que testaram positivo para Covid e estão em isolamento social. Ambos afirmam, no entanto, que não é nada grave e que estão em plena recuperação. Eles enviaram vídeos à mesa diretora da Câmara justificando ausência e, ao mesmo tempo, dando seus votos favoráveis aos projetos constantes da pauta. Jossuela aproveitou a oportunidade para pedir a todos os apucaranenses para que procurem se vacinar contra a Covid e contra gripe. Segundo ela, é necessário também continuar tomando todos os cuidados sanitários.

Armas em discussão
As regras sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo para caçadores, atiradores e colecionadores devem ser tema de discussão no Senado neste ano. O projeto de lei que trata do assunto estava na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em dezembro de 2021, mas um pedido de vista coletivo acabou fazendo com que a sua votação fosse adiada. A expectativa é de que o texto volte a ser discutido após o recesso parlamentar, que termina em fevereiro. O projeto foi apresentado pelo Poder Executivo em junho de 2019. A matéria já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, onde passou por alterações.